Várzea Paulista começa a campanha de combate à dengue nas escolas municipais

Várzea Paulista começa a campanha de combate à dengue nas escolas municipais

A Prefeitura de Várzea Paulista, em parceria com as Unidades Gestoras da Educação e Saúde e Vigilância em Controle de Zoonoses, inicia a 4ª Semana de D Combate à Dengue nas escolas municipais da cidade, no próximo dia 2.

 

O objetivo da ação é conscientizar as crianças sobre a importância do combate ao mosquito transmissor da dengue, zyka vírus e chikungunya, o Aedes aegypti.

O projeto oferece várias atividades em sala de aula, como pesquisas e até mesmo uma vistoria preventiva nas instalações escolares, para os alunos colocarem em prática o que foi abordado. Além disso, os alunos produzem desenhos sobre o tema e em depois passarão por uma avaliação da melhor ilustração.

Na fase final, o projeto premiará seis salas das Unidades Escolares – três da educação infantil e três do ensino fundamental – com uma visita ao Museu Cultural Cata-Vento, em São Paulo.

Segundo o coordenador do setor de Controle de Zoonoses, Eder Carmanini, a equipe do projeto já notou a participação das crianças durante as visitas nas casas do município. “Os pequenos estão sempre prontos para auxiliar a busca de possíveis criadouros”, afirma. “Com o passar dos anos, teremos cidadãos conscientes sobre seu papel no combate ao mosquito”, completa.

Ações de combate à dengue

A Prefeitura por meio do setor de Controle de Zoonoses realizam visitas de casa em casa e em locais com possíveis criadouros do mosquito. Até o dia 8 deste mês, a cidade registrou 31 casos e apenas um confirmado. Em 2018, apenas dois casos foram notificados como positivo no município.

Segundo Carmanini, o setor realizou o Bloqueio e Controle de Criadouro (BCC), com as vistorias dos imóveis dos pacientes suspeitos para eliminar os focos. Os estabelecimentos de saúde estão informados para redobrar a atenção no período de risco: fevereiro até abril.

Solicite uma vistoria!

Para solicitar a vistoria, os moradores devem registrar a suspeita na Ouvidoria Municipal, para que um técnico possa ser enviado ao local e vistoria-lo. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Os pedidos podem ser pelo telefone (11) 4595-0037; ou WhatsApp (11) 94365-2884; e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O setor de Controle de Zoonoses está localizado na Rua João Póvoa, 97, Jardim do Lar, no prédio do Facilita.

Recomendados para você