Várzea Paulista começa as obras de reforma e ampliação da UBS Vila Popular

Várzea Paulista começa as obras de reforma e ampliação da UBS Vila Popular

Prefeitura de Várzea Paulista deu início ao serviço de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde da Vila Popular (UBS). A equipe começou com a retirada do piso externo e os serviços de sondagem de solo (para verificar a qualidade do solo), com equipamentos especializados, após a análise, os trabalhadores farão a fundação da unidade, que será de 85 m².

 

A estrutura da UBS da Vila Popular foi construída na década de 80, o prédio sofre há anos com problemas de infiltração na parte superior/ cobertura, como na parte inferior/ piso. Outro ponto preocupante é o circuito elétrico, com fiações antigas que aumentam o risco de pequenos acidentes.

Com um grande projeto de melhorias, a engenheira civil e diretora de projetos da Unidade Gestora de Obras da Prefeitura, Patrícia Bergamo, o trabalho mais importante será a eliminação das infiltrações. “É um serviço detalhista, vamos enfrentá-lo na raiz do problema. Serão duas partes de atuação: Primeira é a retirada de todo o reboco da parede, com perfuração de 80 cm, nada superficial e no piso, o aprofundamento de mais 40 cm, assim realizarão as obras necessárias para a impermeabilização. Só assim para excluir de vez a umidade que vem do alto e do chão, isso nunca foi feito”, informou.

Além disso, serão realizadas a troca da parte elétrica, hidráulica, louças (vasos sanitários, pias), janelas e portas, gradil, azulejos e ferragens. A obra prevê toda a reforma da cobertura da unidade, com troca total das telhas, rufos, calhas, pingadeiras, pintura, instalação de para raios e sistema de segurança, além da impermeabilização do local. A unidade também receberá a adequação do sistema de combate a incêndio. 

Ampliação

Serão construídos mais dois consultórios médicos, uma sala de acolhimento e a adequação da farmácia. Ao todo será 84 m² de ampliação desde a fundação a construção. O novo prédio será interligado as demais salas de atendimento.

“A sala de grupos da unidade atualmente apresenta muita umidade e muitos usuários pedem melhorias neste local, este ponto será atendido e todos os problemas serão solucionados”, destaca a diretora de projetos Patrícia Bergamo.

Mudança no atendimento

Durante a primeira semana de reparos, o atendimento será mantido no local. Entretanto, a partir do dia 29 de abril as consultas médicas serão realizadas na UBS Jardim Bertioga (Rua Acácias Mimosas, 495, Jardim Bertioga), que fica a 1,5 km da unidade, com distância de cinco minutos de carro e 20 minutos a pé.

Enquanto isso, o atendimento para curativos, vacinas e demais procedimentos de enfermagem serão feitos na UBS Jardim Buriti (Rua 24 de Outubro, 105, Jardim Buriti), a 2,4 km da Vila Popular, com itinerário de 7 minutos de carro e 31 minutos a pé.

A obra é realização de uma parceria com o Governo Federal, o valor total da obra é de R$ 439.371,97, valor que contemplará toda a reforma e a ampliação.

Recomendados para você