“A crise já ficou para trás”, avalia presidente da ACE Jundiaí

“A crise já ficou para trás”, avalia presidente da ACE Jundiaí

Um dos maiores PIBs (Produto Interno Bruto) municipais do Estado de São Paulo, Jundiaí tem um comércio forte e diversificado, com estabelecimentos dos mais variados segmentos. Dados da Prefeitura de Jundiaí mostram que, em 2014, o comércio era o terceiro que mais empregava formalmente na cidade, com mais de oito mil estabelecimentos.

Como forma de representar a categoria dos empresários de Jundiaí, a ACE (Associação Comercial Empresarial de Jundiaí), entidade que existe desde 1923 na cidade, propõe dar voz a esses empreendedores, no intuito de desenvolver ainda mais a economia local.

"O estímulo à economia local é muito importante, para que as pessoas usem o comércio e os serviços. Assim, o dinheiro circula na cidade, gera mais empregos, mais renda e a economia como um todo cresce", reitera Elton Monteiro, presidente da ACE desde 2017.

O Tribuna de Jundiaí entrevistou o empresário, que empreende na área de tecnologia há 13 anos. Ele falou sobre as principais ações da ACE desde que está à frente da presidência, as expectativas econômicas para 2019 e sobre os diferenciais de Jundiaí, que mesmo em meio à crise se manteve em crescimento.

"Quem faz a cidade é quem está nela e o principal de Jundiaí são os jundiaienses, os de coração e os que nasceram aqui", diz.

aspas elton monteiro 2 min

Confira a entrevista completa:

Tribuna de Jundiaí: Desde que chegou à presidência da ACE, quais foram suas maiores conquistas em prol do associado?

Elton Monteiro: Acho que são várias. Do ponto de vista de gestão, a gente aprimorou muito a gestão da entidade. Refizemos o Estatuto, com regras de governança, regras para controle financeiro, ampliamos o número do financeiro. São ações que são bastante importantes para o futuro da ACE e que agregam muito valor para o dia a dia do empreendedor, como a Escola de Negócios, que tem sido um sucesso com cursos interessantes, o Unace, que já gerou mais de R$ 400 mil em negócios para os associados. Já na área da Segurança Pública, tem o convênio com o Detecta, que fornece inteligência para as forças policiais da cidade. Acho que foram várias ações importantes para os associados.

Tribuna: O Revolução ACE é um dos principais projetos que estão sendo implementados. Como surgiu esta ideia e quais serão os frutos daqui a alguns anos, na sua opinião?

Elton: Esse projeto nasceu da necessidade de agregar um valor de fato para o associado. Nós fazemos muitos eventos pontuais, o Café de Negócios por exemplo, mas esse tem o intuito realmente de transformar a vida desses empresários participantes. Eles serão acompanhados durante um ano por uma pessoa da área de vendas, com 25 anos de experiência, e a ideia é que eles tenham no final do ano uma empresa que tenha passado por uma revolução de vendas, com crescimento de faturamento, novos clientes, funcionários engajados. A gente espera que isso traga frutos e possa replicar isso para outros associados. Os primeiros sinais que estamos recebendo são bem positivos quanto a resposta desses empreendedores em aplicar esses aprendizados no dia a dia da empresa dele.

Tribuna: Enquanto associação, a ACE é quase centenária (completa 96 anos no próximo dia 23). Quais as missões da entidade que servem de norte diário para o trabalho de vocês?

Elton: A missão da entidade é ser a voz do empreendedor. Ser a voz deles é representá-los junto ao poder público, às forças policias, junto à imprensa, para as demandas que são inerentes ao empreendedorismo. Então ela [a ACE] se posiciona realmente para estar mais próxima dos empreendedores, para que consiga representá-los de forma efetiva. Isso faz com que a gente entenda que a instituição não existe sem os empreendedores. O que temos aqui é um conjunto de empreendedores que, nos pontos comuns, a entidade representa.

Tribuna: Você acredita que, como o mercado, a visão do empresariado jundiaiense vem evoluindo com o passar dos anos? Eles são abertos a projetos e desafios?

Elton: Vem evoluindo. Lógico que temos pessoas muito tradicionais, mas não só em Jundiaí, como no todo, mas o mercado é quem dita as regras. Então as pessoas que querem continuar no mercado têm que se adaptar às novas demandas e tem que modificar a forma como sempre fez. A tecnologia hoje está muito presente, mas também é importante que ela case com o modo tradicional, até porque a gente é acostumado a frequentar sempre os mesmos lugares que nossos pais frequentavam por exemplo. A gente tem sentido, depois de todo um processo que nós fizemos de resgatar a confiança na instituição, a resposta muito boa dos empreendedores. Então eles compram os projetos, eles participam, fazem cursos na Escola de Negócios, do Unace, enfim, a gente tem visto que eles querem participar e fazer cada vez mais uma Jundiaí melhor.

Tribuna: Quais legados sua diretoria pretende deixar em Jundiaí?

Elton: O que comentei anteriormente é a questão da Reforma do Estatuto, acho que é um legado que nós deixamos para a instituição e para a cidade, para deixar a instituição cada vez mais forte. Nós temos o projeto Detecta, que envolve não só os comerciantes, mas também a população como um todo, porque estamos falando de segurança pública. Conseguimos através desse projeto conversar com todas as forças de segurança, Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Guarda Municipal, enfim, todo mundo numa mesma mesa com objetivos comum. São projetos que a gente realmente acredita que vai trazer muito valor para a cidade como um todo. Além disso tem o estímulo à economia local, isso é muito importante. Teve os eventos de Natal, todas as ações que a ACE faz, estimula que as pessoas usem o comércio e o serviço local, assim o dinheiro circula na cidade, gera mais empregos, mais renda, e a economia como um todo cresce.

elton monteiro presidente da ACE jundiai entrevista para Tribuna de Jundiai2 min

Tribuna: Para 2019, a palavra crise já está ficando para trás? Você enxerga com otimismo a evolução do mercado e negócios neste ano?

Elton: Na verdade ela [a crise] já ficou se a gente pegar os últimos oito trimestres, foram trimestres de crescimento. É lógico que a gente tem uma referência muito importante, que foi o 'boom' econômico, mas a crise já ficou para trás. A retomada foi lenta, agora com sinais de que vai acelerar. Então, em 2019 a expectativa é de, que se não acontecer nada no ambiente macroeconômico, é da retomada de confiança, que os consumidores realmente tenham mais segurança de que vão ficar empregados, gastando mais no comércio, comprando coisas de maior valor, e que os empresários que estavam com investimentos parados consigam investir na produção e em novos negócios.

Tribuna: Quais características de Jundiaí você considera mais marcantes para que seja uma economia tão forte e que tende sempre a crescer, mesmo na contramão do país às vezes?

Elton: Jundiaí é uma cidade especial, não é à toa que a gente está liderando vários rankings de qualidade de vida, de ambiente econômico. Jundiaí tem uma economia diversificada, com um polo industrial forte, agronegócio forte, setor comercial forte, mas acho que o principal de Jundiaí são os jundiaienses, as pessoas que aqui moram, os de coração e os que nasceram aqui, isso unido a uma cidade bem organizada, uma cidade com a Serra do Japi, com várias riquezas naturais. Mas quem faz a cidade é mesmo quem está nela, esse é o nosso grande diferencial.

Tribuna: Quais as principais novidades para este ano na ACE Jundiaí?

Elton: O Revolução que iniciou este ano é uma das novidades. Nós temos um projeto que será lançado em breve, um Censo, onde vamos mapear as principais áreas comerciais da cidade, os principais empreendedores, para criar uma inteligência, não só para a atuação da ACE, mas para os próprios empresários entenderem a dinâmica da cidade. A gente vai ter também um Natal bem bacana no final do ano, que já está sendo planejado. Terá também vários eventos ao longo do ano, como Café de Negócios, treinamentos, enfim, muita coisa ainda para acontecer. Mas o principal mesmo, para esse começo de ano, é o Censo, que é o grande mapeamento que vamos fazer com os empreendedores da cidade.

aspas elton monteiro1 min

Recomendados para você