Construtora envolvida na Lava Jato vence concessão do Parque Ibirapuera

Construtora envolvida na Lava Jato vence concessão do Parque Ibirapuera

O Parque Ibirapuera e mais cinco parques da cidade de São Paulo ficarão aos cuidados da empreiteira Construcap, envolvida na operação Lava Jato, que ofereceu R$ 70 milhões pelo local. A decisão foi anunciada na segunda-feira (11), após abertura dos envelopes de concessão.

 

Além do Ibirapuera, os parques Jacintho Alberto, Tenente Faria Lima, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado, todos eles ficarão com a construtora pelos próximos 35 anos. A Construcap também é conhecida pela administração de algumas rodovias e pelo estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG).

Apesar de a empresa possuir várias concessões, em 2016, um de seus donos, Roberto Capobianco, foi preso durante a operação Lava Jato. No ano passado, ele foi condenado a 12 anos de detenção em regime fechada por corrupção ativa, lavagem de dinheiro e associação criminosa pelo ex-juiz, Sérgio Moro.

A Prefeitura de São Paulo espera economizar R$ 1 bilhão em despesas com o acordo de concessão. Nesses 35 anos, a construtora não poderá cobrar entrada da população. Para lucrar será necessário reativar o restaurante do parque, estacionamento e aluguel de espaço para eventos.

Apesar da decisão tomada, a Prefeitura só vai assinar o contrato após a elaboração de um plano do diretor para o parque, que ficará pronto em até seis meses, no máximo, caso contrário, o segundo colocado para a concessão é convocado.

Com informações Brasil Econômico.

Recomendados para você