Pesquisa diz que erros de português pesam mais que falta de experiência na hora de procurar um emprego

Pesquisa diz que erros de português pesam mais que falta de experiência na hora de procurar um emprego

Uma pesquisa realizada pela empresa de recrutamento online Catho, mostra que 34% dos recrutadores indicam erros de português como o principal fator para eliminação dos candidatos.

 

De acordo com esta pesquisa, erros de português no currículo podem representar falta de domínio do idioma, falta de atenção e displicência. Essa falha na revisão do principal documento entre candidato e entrevistador queima todas as chances de contratação.

Os outros fatores que fazem com que o currículo seja descartado imediatamente são:

  • 25% por falta de experiência;
  • 10% por ausência de objetivos profissionais;
  • 9% porque os candidatos moram longe da empresa;
  • 9% por falta de apresentação visual;
  • 9% por outros motivos;
  • 3% por não ter formação superior ou cursos complementares;
  • 1% pelo currículo ter mais de uma página.

Ainda segundo o levantamento da Catho, um recrutador recebe em média de 30 a 50 currículos por vaga; desses, de 5 a 10 candidatos chegam a participar de uma entrevista com o recrutador.

Para a gerente da Catho Bianca Machado, o processo de recrutamento começa muito antes da entrevista, ou seja, quando os currículos começam a ser selecionados.

"Em um cenário de grande concorrência, o número de candidaturas para vagas está cada vez maior. É função do recrutador filtrar os candidatos e escolher aquele que se encaixa melhor ao perfil do cargo. Se queimar no primeiro contato por conta de erros de gramática não é perder uma oportunidade de entrevista, e sim várias. O currículo deve receber muita atenção antes de ser enviado ao mercado", afirma.

Currículo ainda é importante

Apesar dos diversos avanços tecnológicos para procurar emprego, a pesquisa ainda aponta que o formato do currículo não entrou em desuso.

Segundo os recrutadores, 75% afirmam que o material é muito importante para o processo seletivo, enquanto 25% afirmam ser importante. As opções: "neutro", “pouco importante" e "não é importante" não foram marcadas por nenhum respondente. O que reafirma a importância de ter um currículo atualizado, bem preenchido e atrativo para o mercado de trabalho, segundo Bianca.

Fonte: G1

Recomendados para você