Inadimplência do consumidor em Jundiaí cai 1%

Inadimplência do consumidor em Jundiaí cai 1%

O indicador de registros de inadimplentes caiu 1,0% na comparação mensal de maio contra o mês anterior, de acordo com os dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).

No resultado acumulado, a inadimplência obteve queda de 4,0%, enquanto na variação interanual (mesmo mês do ano anterior) o indicador cedeu 6,9%.
Segundo a Pesquisa Perfil do Consumidor, elaborada pela Boa Vista SCPC no decorrer do 1º semestre de 2018, com cerca de 1.700 pessoas em todo o país, o aumento do desemprego aparece como principal motivo da restrição do nome dos consumidores.

No 1º semestre de 2017, 32% alegaram que a falta de renda ocasionada pelo desemprego prejudicou o pagamento das contas e, consecutivamente, os levaram à inadimplência. Já no 1º semestre deste ano, foram 45%. O desemprego historicamente se mantém na liderança dos motivos que levam à inadimplência.

O descontrole financeiro ficou em segundo lugar dentre os motivos responsáveis pela restrição. Dos 20% de respondentes no 1º semestre de 2017, no mesmo período deste ano foram 18% os que informaram ter ficado com o 'nome sujo' por gastar mais do que ganha. O empréstimo do nome a terceiros veio logo em seguida, como o terceiro principal motivo da inadimplência. Eram 11% no 1º semestre de 2017 e na última pesquisa 18% informaram ter ficado com o nome negativado ao obter crédito para ajudar uma outra pessoa.

O diretor da Associação Comercial Empresarial de Jundiaí (ACE Jundiaí), Pedro Braggio, diz que o principal motivo do descontrole financeiro entre a população brasileira é a falta de planejamento financeiro. "O brasileiro não foi educado para isso", diz. "Às vezes as pessoas não têm noção do que está acontecendo. Paga uma conta, paga outra e fica a vida toda tentando sair deste círculo."

Pedro ressalta que há uma parcela da população que está em um estágio mais avançado. São aquelas pessoas que até controlam as finanças em uma planilha, ou em agenda, mas se perde e não tem muita motivação para continuar o planejamento. "Mais do que controlar os gastos, as pessoas precisam monitorar seus dados financeiros e saber lidar com eles, para depois tomar decisões."

Segundo o estudo, 86% das contas vencidas que causaram a restrição estão em atraso há mais de 90 dias.

Consultas na ACE

O consumidor consegue consultar se o CPF tem alguma restrição em consulta gratuita, realizada na sede da ACE Jundiaí de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Com base no banco de dados da Boa Vista SCPC, a ACE também ajuda empresas a fazerem análise de crédito de pessoas físicas, jurídicas e de veículos.

Recomendados para você