Despesas de início do ano: educador financeiro dá dicas de como se organizar

Despesas de início do ano: educador financeiro dá dicas de como se organizar

Além de dar as boas vindas a 2019 em poucos dias, no período de janeiro a março, chegam as despesas de início de ano. Mesmo sabendo disso, muitas pessoas podem ser pegas de 'calças curtas', até mesmo pelos abusos cometidos no Natal e Réveillon.

Para evitar passar o ano apertado por conta das dívidas, conversamos com o educador financeiro Pedro Braggio, que deu algumas dicas para lidar bem com as despesas.

Para começar, quais são as despesas que chegam junto com o novo ano? As contas são:

IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano): pago por todo proprietário de imóvel (comercial ou residencial) ou por inquilino, no caso de imóvel alugado.

IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores): imposto estadual, cobrado anualmente, cuja alíquota varia a cada Estado (de 1 a 6%) de acordo com o valor do veículo.

Gastos escolares: matrícula, compra do uniforme e do material escolar.

Perguntamos para Braggio qual é a melhor forma de pagar essas contas: à vista ou parcelado? A resposta é: pagar à vista é o ideal, mas apesar de parecer o mais correto, a decisão também precisa ser bem pensada e analisada.

"Se a pessoa está com dívida, com a conta negativa, não vale a pena tirar dinheiro de onde não tem para pagar à vista. Os juros bancários no Brasil são altíssimos. Então, se a pessoa vai pagar o IPVA, IPTU ou material escolar a vista e ficar no vermelho, não vale a pena", aconselha o educador.

Agora, quem se planejou e quem sabe, até guardou parte do dinheiro do 13º salário, pode sim considerar em pagar à vista e aproveitar o desconto. Vale se perguntar: "Se eu pagar de uma vez, o que isso vai gerar no meu orçamento? Isso vai influenciar no meu orçamento familiar ao longo de 2 ou 3 meses?".

Nessa hora é importante sentar, calcular e ver se o desconto dado na parcela única compensa dentro do orçamento familiar. "Tudo é uma questão de planejamento baseado no perfil do cliente. Tudo dever ser pensado com base nos planos futuros", diz.

A verdade é que, gostando ou não, as despesas precisam ser pagas. Porém, a decisão de não se endividar e ter um ano mais tranquilo depende de você e de um bom planejamento financeiro. Afinal, ninguém merece passar o ano todo apertado por conta de uma decisão ruim logo no começo, não é?

Recomendados para você