5 dicas para montar um bom planejamento financeiro em 2019

5 dicas para montar um bom planejamento financeiro em 2019

"Quem controla, não entra em aperto", afirma o educador financeiro Pedro Braggio. É normal logo no começo do ano, traçarmos metas e planos. Na vida financeira, não é diferente. Muitas pessoas 'viram' o ano querendo mudar a situação. "O brasileiro não tem educação financeira na infância. Hoje ouvimos falar mais, porém é necessário passar por um processo para aprender", diz.

Para o Braggio, o segredo para uma vida financeira sem apertos está no planejamento e em uma metodologia que deve ser seguida. "É preciso colocar tudo na ponta do lápis. Algumas pessoas não fazem isso e quando percebem, já estão gastando mais do que ganham e, no fim, o dinheiro não dá nem para pagar as contas", diz.

Para te ajudar a dar o pontapé inicial no seu planejamento financeiro em 2019, Pedro Braggio deu algumas dicas. Olha só:

Entender seus gastos

A primeira e mais importante ação é essa. Primeiro, anote os seus gastos fixos, ou seja, as contas que geram despesa todos os meses. Exemplo: condomínio, financiamento, energia, água, telefone, escola, etc.

Listando esses gastos, você poderá ter uma noção do quanto de dinheiro você precisa para manter o seu mês. O próximo passo é listar os gastos variáveis ou invisíveis, nestes cabem as saídas para comer fora, presentes de aniversário, etc.

Um ponto importante destacado por Braggio é ficar esperto com os gastos invisíveis. "Precisamos entender que esses gastos acontecem e eles também precisam ser listados e calculados. Anuidade de cartão de crédito, taxa de manutenção da conta corrente e outros", afirma.

Para melhorar seu controle nesta fase, vale montar uma planilha ou até mesmo deixar um caderno separado, no qual você vai anotar os gastos fixos e variáveis. "Muitas pessoas têm medo de anotar, por chegarem à conclusão de que o dinheiro que ganham não dá para fazer tudo", explica Braggio.

Essa ação vai te ajudar a visualizar melhor a situação. Se necessário, faça uma consulta ao seu extrato bancário e fatura do cartão de crédito.

Elencar quais são as prioridades

Moradia? Alimentação? Saúde? Educação? Qual é a sua prioridade? Anote o que deve vir primeiro na sua lista de gastos. O que não for prioridade, vai abaixo. Se couber no orçamento, ok. Se não, você deve ajustar ou até mesmo cortar.

Colocar em Ação

Para Braggio, que já trabalha nesta área há 25 anos, especialmente na área educação financeira para famílias, essa parte, às vezes, é a mais difícil. É para cortar? Corte. É para ajustar? Ajuste. Mas como?

Se o seu plano de TV a cabo é o mais caro e completo, você pode considerar trocar por um plano mais simples, pelo menos até a situação se ajeitar. A dica vale para outras contas também.

Desconsidere o que é desnecessário. "O valor da despesa deve ser sempre menor do que a receita", diz Braggio. Resumindo: não gaste mais do que você ganha.

Estipular o orçamento

Depois de ter anotado os seus gastos, ajustado o seu orçamento, você pode pensar em deixar 'verbas' para fazer atividades de lazer com sua família. Por exemplo, você estipula R$ 300 por mês para comer fora com a família. Bateu essa verba? Então, naquele mês, acabou.

"Isso é um norte muito grande para quem quiser se controlar. Estipular orçamentos ajuda, e muito, quem precisa se ajeitar financeiramente", explica Braggio.

Focar no futuro

Pedro Braggio explica que, no começo da organização financeira, as coisas podem até ficar bem difíceis e apertadas. "Todo readaptação é difícil. Mas é preciso olhar para o futuro e pensar que as decisões e mudanças que fazemos agora, fazem toda diferença daqui alguns meses", afirma.

O ano está só começando, então começar a se planejar agora pode trazer grandes benefícios em alguns meses e, dependendo da situação, ótimos benefícios a longo prazo.

 

 

 

Recomendados para você