Programa Escola Inovadora é apresentado em Fórum internacional

Programa Escola Inovadora é apresentado em Fórum internacional

Acompanhados do prefeito Luiz Fernando Machado e da gestora de Educação, Vasti Marques Ferrari, um grupo de cerca de 40 educadores jundiaienses participou, nesta quarta-feira (15), do 9º Fórum Internacional de Educação Infantil e 7º Fórum de Educação Infantil como Política Pública, realizados na Unicamp, em Campinas.

Integrante de uma das mesas de discussão, o Prefeito apresentou o programa Escola Inovadora, criado nesta gestão para aprimorar a qualidade do ensino oferecido no Município com três eixos principais: capacitação dos profissionais, melhoria da ambiência das escolas e modernização do ensino. “Prova de que educação é prioridade em nosso governo é o fato de investirmos mais de 30% do orçamento na área. Tenho certeza que o conhecimento adquirido aqui por nossos educadores vão contribuir para o nosso objetivo de educar cada vez melhor as crianças”, disse Luiz Fernando.

A gestora da UGE aproveitou a ocasião para detalhar o projeto do Centro de Referência para a Infância de Jundiaí, que está sendo desenvolvido por meio de uma parceria com o Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP) da Unicamp. “O Centro será um lugar de armazenamento de memórias relacionadas à educação na cidade e também de pesquisas realizadas. Queremos que ele seja um espaço de encontro entre todos os envolvidos no processo de educação, incluindo pais, professores e, é claro, os alunos”, explicou Vasti.

Ainda segundo Vasti, a ideia é que a criança jundiaiense seja verdadeiramente reconhecida como cidadã. “O Centro vai atuar como um espaço de conexão entre a escola e a comunidade, levando-se em conta os princípios éticos e estéticos, em um espaço físico contemporâneo e, ao mesmo tempo, valorizando a história”, completou a gestora.

No encerramento do Fórum, o reitor da Unicamp, professor doutor Marcelo Knobel, falou sobre os desafios da educação neste momento de dificuldades financeiras enfrentado pelo País. “O próximo presidente terá um grande desafio pela frente, que é conseguir investir na educação dos brasileiros mesmo em tempos de disciplina fiscal”, opinou.

Recomendados para você