Enem abre portas para quem quer estudar no exterior

Enem abre portas para quem quer estudar no exterior

Além de ser a porta de entrada para universidades públicas e instituições privadas de ensino superior, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é também um meio de realizar o sonho de estudar fora do País.

Os participantes do exame podem concorrer a vagas em 34 instituições de ensino superior de Portugal, com as quais o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) possui acordos e convênios.

O Inep assina, desde 2014, acordos interinstitucionais de cooperação com universidades e institutos politécnicos de Portugal para aproveitamento dos resultados do Enem. A primeira parceria foi firmada com a Universidade de Coimbra.

“Os convênios não envolvem transferência de recursos e não preveem financiamento estudantil por parte do governo brasileiro”, esclarece, em nota, o instituto. Diferentemente do Brasil, no país europeu há cobrança de taxa dos graduandos como forma de coparticipação nos custos do ensino.

De volta ao Brasil, os estudantes que optarem por cursar a graduação em Portugal estarão sujeitos à legislação brasileira sobre revalidação de diploma e exercício da profissão. Além disso, cada instituição portuguesa institui regras e períodos próprios para seleção de estudantes brasileiros.

Clique aqui para conferir a relação das instituições portuguesas que utilizam a nota do Enem como critérios para seleção de alunos brasileiros.

Recomendados para você