Educação Infantil: diretora de Jundiaí dá dicas de como escolher a melhor escola

Educação Infantil: diretora de Jundiaí dá dicas de como escolher a melhor escola

Quando chega a hora de escolher a escola infantil do seu filho, é preciso pensar, analisar e colocar no papel todas as possibilidades. Esse pode ser um momento difícil para os pais, principalmente os de “primeira viagem”.

A diretora do Colégio Campos Elíseos, Leandra Maia, conversou com a equipe do Tribuna de Jundiaí e deu algumas dicas de como escolher a melhor escola para o seu filho e nos contou também sobre a realidade no colégio.

"É natural que os pais se preocupem com o bem estar dos seus filhos no ambiente escolar. É um período de muita novidade e eles devem estar com os olhos atentos para observar todos os detalhes na hora da escolha”, comenta Leandra.

Um dos pontos mais falados entre os pais que estão na procura de uma escola, é a preocupação de encontrar uma instituição que reflita seus valores. Afinal, essa é a fase em que a criança forma seus valores fundamentais e criam referências para toda a vida.

Por isso, é importante que a instituição seja composta pelos melhores valores e some o máximo de qualidade possível para a educação da criançada.

Fique atento às seguintes dicas que vão te ajudar na tomada de decisão:

1. Ambiente escolar e Infraestrutura

Desde a sua localização até a ambiência escolar: tudo deve ser levado em conta. No início da fase escolar, é complicado a criança tão pequena percorrer longas distancias até chegar a escola.

O ambiente interno da escola também é muito importante, afinal, a criança passará muito tempo da sua vida imerso no local.

"Preparamos todos os nossos espaços para que as crianças utilizem de maneira adequada para despertar o interesse ao aprendizado. A sala de aula é decorada de maneira lúdica, aconchegante de forma que estimule o aprendizado”, explica Leandra.

Além disso, o Colégio Campos Elíseos preparou espaços fora da sala de aula onde a criança aprende, mas também se diverte. “Temos a sala de leitura, um espaço com parquinho reservado somente para a nossa turminha do infantil. E nossa estrutura ainda conta com um espaço só para brincadeiras, um ambiente favorável que proporciona alegria, prazer, movimento e solidariedade no ato de brincar”, conta a diretora.

Para o Colégio, ambientes próprios e atrativos para as crianças ajudam na formação pessoal e na independência. Além disso, trabalha também as suas emoções, sentimentos, conhecimentos e aumenta a convivência social, ajudando que a criança tenha noções de regras e relacionamentos interpessoais.

Outro ponto importante é o período pelo qual a criança vai precisar ficar na escola. Oferecer um horário flexível e que se adequa às necessidades dos pais e também da criança, é fundamental para oferecer tranquilidade. Esse se torna um fator importante na hora de escolher a escola, principalmente para os pais que trabalham fora.

2. Projeto Pedagógico

É essencial que a linha pedagógica e de pensamentos do colégio devam estar alinhadas com a da família. Cabe aos pais e responsáveis verificar também as referências curriculares nacionais de ensino aplicadas na escola.

“A exemplo do nosso Colégio, existe a hora de brincar e a hora de aprender brincando, pois nossa metodologia de ensino respeita o ciclo infantil, promovendo o desenvolvimento de habilidades importantes para a construção da identidade da criança e sua sociabilização”, afirma Leandra.

Segundo a diretora, nessa fase é introduzida a educação digital com atividades pedagógicas no tablet que colaboram para o processo de aprendizado da criança.

É importante analisar se a escola valoriza todos os momentos e fases de aprendizado da criança. Além disso, a instituição deve entender e valorizar cada criança como um ser único e dessa forma, respeitar a individualidade do seu filho. É importante lembrar que cada criança tem seu tempo e suas necessidades.

3. Acolhimento

O período de adaptação na escola é um desafio. E não é só para as crianças não, mas para os pais também. Por isso, na hora de escolher uma escola para o seu filho, é essencial que você se sinta confortável e certo de que tanto o ambiente, quanto os profissionais, acolhem seu pequeno da melhor maneira possível.

“Quando a criança entra na escola, ela passa do âmbito privado para o público. É um momento desafiador. No Colégio, nós damos todo suporte na fase de adaptação tanto para os pais, quanto para as crianças. Nossos professores e profissionais, assim como todo o nosso ambiente, é pensado para que a criança se sinta bem e para que a escola seja, depois do lar, um local onde ela se sinta acolhida, amada e respeitada”, afirma a diretora.

A dor da separação pode causar muitas inseguranças nesse momento, por isso, conhecer bem os ambientes e propostas da escola ajuda a superar essa fase. Uma escola que dá feedback e te deixa informado das atividades que seu filho vem realizando, é uma excelente opção para sentir que seu filho tem sido bem acolhido.

“Nós entendemos que a troca com os pais é fundamental. Cada criança reage à separação de um jeito. Umas choram, outras parecem desapegar rápido. Porém, é necessário que os adultos entendam que a criança fica em estado de alerta, afinal são muitas novidades juntas”, explica.

Algumas crianças podem apresentar comportamentos diferentes dentro da rotina do lar, como sono em horários diferentes, ficar mais irritada, choros inesperados. Por isso, é vital que a escola e a família estejam conectadas para oferecer a criança o melhor acolhimento possível e ajude-a a passar por essa fase de adaptação.

4. Formação da equipe técnica

Levando em consideração todos os fatores citados acima, a quarta e última dica não se torna menos importante.

Para que os pais tenham segurança ao deixar seus filhos na escola, principalmente na fase introdutória, é vital que eles conheçam e confiem em toda a equipe que irá cuidar do seu pequeno.

Tanto os professores como toda a equipe que fará parte da rotina escolar da criança, precisa ser devidamente capacitado para explorar o potencial da criança, respeitando suas características pessoais e incentivando novos desafios e aprendizados.

“Nessa fase, os profissionais precisam entender que a criança não vem para a escola só para brincar. Ela brinca para aprender. No Colégio, toda nossa equipe é capacitada para viver e ensinar da melhor forma possível conforme a fase da criança. Nós temos um olhar voltado para tudo o que é essencial no desenvolvimento completo dos nossos alunos”, explica.

Ao conhecer a escola do seu filho, converse e conheça a equipe técnica e mesmo depois de matriculado, mantenha contato com os professores, principalmente. Entender a formação da equipe, junto com a visão e valores da escola, vai te ajudar a fazer a escolha certa e ficar tranquilo quanto à educação do seu filho.

Colégio Campos Elíseos

O Colégio Campos Elíseos oferece vagas que vão desde o Ensino Infantil até o Ensino Médio. Na educação infantil, a escola tem como objetivo promover à criança um espaço de interação, brincadeiras e aprendizado.

Quem quiser conhecer o ambiente e a proposta do Colégio, pode agendar uma visita pelo telefone (11) 4521-0878 ou (11) 97406-3526. O Colégio fica na rua Helena Conci Gáspari, 85, no Jardim Campos Elísios, Jundiaí.

Recomendados para você