Mães reclamam do atraso na entrega do material aos alunos da rede municipal

Mães reclamam do atraso na entrega do material aos alunos da rede municipal

As férias escolares se aproximam e até agora os mais de 30 mil alunos da rede municipal estão sem o kit escolar. Para as mães, o atraso na entrega dos itens prejudica o aprendizado dos alunos, uma vez que diversas atividades deixaram de ser feitas por conta da falta de material. “Não é possível que até agora não tenham resolvido este problema”, reclama, Patrícia Agostinho, mãe de duas crianças que estudam na EMEB Alceu de Toledo Pontes.

Em algumas escolas professores pedem aos pais que enviem material do ano passado, entregue ao final do ano letivo. Segundo o relato das mães, as crianças tem de dividir o material com os colegas, já que a maioria não está em boas condições de uso. “É um absurdo, porque os lápis, por exemplo, já estão gastos. Meu filho conta que a professora coloca o material de todos eles numa mesa para que eles possam procurar quais lápis ou borrachas ainda podem ser usados”, diz Sandra Monteiro, mãe de uma criança que estuda na EMEB Patrícia Pires.

Em outra escola, os profissionais tiveram de pedir que os pais comprassem lápis, tesoura, borracha, além do material que já é pedido normalmente no início do ano. “Na escola da minha filha pediram ajuda para material escolar e caderno além da lista do início do ano para que as professoras pudessem dar continuidade no aprendizado. Cansei de ligar na Secretaria de Educação, que me passam pro papa falar, mas não sabem dizer nem se este kit vai ser comprado”, comenta Janaína Faustino Queirantes Orlando, mãe de um filho que estuda na EMEB Pedro de Oliveira.

Para a mãe Adriana Rodrigues, "além do atraso prejudicar o andamento do planejamento pedagógico das escolas, muitas famílias não dispõem de recursos para subsidiar a compra do material extra, o que acaba constrangendo as crianças".

Segundo a Prefeitura, em anúncio feito no último dia 19, os kits já foram encomendados. “Nos reunimos com um representante do fabricante dos kits e ele nos garantiu pioridade no atendimento do pedido de Jundiaí, se possível, ainda até o final de maio”, explicou a diretora de Finanças, Regina Ramazini Vieira.

São três tipos de kits a serem entregues aos alunos de cada grupo escolar. Para a educação infantil, são 8.755; já para os alunos do ensino fundamental, 21.273, e por último, para os alunos do ensino fundamental II, mais 300.

Recomendados para você