Kits de material começam a ser entregues nas escolas municipais de Jundiaí

Kits de material começam a ser entregues nas escolas municipais de Jundiaí

Nesta semana, as escolas municipais da Unidade de Gestão de Educação (UGE) de Jundiaí recebem e iniciam a distribuição dos kits de material escolar para os 37 mil alunos da rede de ensino municipal.

Com qualidade superior, o kit foi montado a partir de definição dos diretores das escolas, conforme a necessidade específica de cada faixa etária. Outro diferencial é a organização, já que os professores disponibilizarão para o uso o material necessário, guardando para os demais meses, os itens adicionais, de forma a manter o fornecimento aos estudantes, além de preservar a qualidade dos itens.

Já o uniforme escolar terá a entrega iniciada na sexta-feira (15), conforme cronograma estabelecido pela UGE.

Giovana Kelly Silva Santos, 10 anos, estuda no 5ª ano A da Emeb Ivo de Bona, e festeja a chegada do material escolar.

“Gostei muito dos cadernos. São grandes e com capa dura. Nunca tive um caderno assim. Mais bonitos que os do ano passado. Além dos cadernos para as matérias, ainda tem o caderno de desenho, lápis de cor, lápis preto, apontador, borracha, cola e régua. O que vai para casa colocamos na sacolinha, que é o material para os nossos deveres de casa.

O restante fica na escola, para não amassar ou estragar”, detalha.

A entrega dos kits de material escolar foi iniciada nesta segunda-feira (11) e se estenderá até sexta-feira (15). A partir da recepção, cada unidade organizará a distribuição conforme o planejamento estabelecido para cada ano.

“A qualidade é um diferencial. A aquisição foi feita item a item, com base em critérios de qualidade. A medida foi tomada a partir de conversas com os diretores, que apontaram essa necessidade. Foi deles, também, a escolha dos itens básicos para o desenvolvimento programático de cada grupo.

Nesta semana, por ser adaptação, as crianças são direcionadas para atividades lúdicas e de desenvolvimento de vínculo com os novos professores.

A distribuição dos itens é feita junto com os professores e os alunos, para que eles preencham a folha de capa dos cadernos, coloquem as etiquetas com os nomes e se apropriem do material que os acompanhará no ano letivo”, detalha a gestora da UGE, Vasti Ferrari Marques.

As crianças do ensino infantil, com proposta educacional direcionada para o aprender de forma lúdica e criativa, não terão material para levar para casa.

“Cada um tem o seu, que é usado em sala de aula para as atividades estabelecidas no conteúdo programático, que pode ser diferente de escola para escola.

Além do material básico oferecido pela UGE, as escolas poderão solicitar, conforme o projeto, alguns itens adicionais, como sementes, para o caso de projetos ambientais, lixas ou pincéis para ações direcionadas para as artes. Esses itens adicionais passam por validação dos coordenadores antes de encaminhados para os pais ou responsáveis”, detalha.

Ainda existem os livros didáticos que também serão disponibilizados pela UGE. Ao todo foram estabelecidos kits específicos para o ensino infantil, ensino fundamental I, II e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os uniformes começam a ser entregues na sexta-feira (15).

Recomendados para você