Enem 2018: MEC pede mudança no início do horário de verão por causa da prova

Enem 2018: MEC pede mudança no início do horário de verão por causa da prova

O ministro da Educação, Rossieli Soares, solicitou à Presidência da República e à Casa Civil que o início do horário de verão seja adiado mais uma vez, já que a nova data escolhida coincide com o primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado no dia 4 de novembro.

Como a realização do exame ocorre em dois domingos seguidos, o Ministério da Educação pede que o horário seja alterado somente depois da segunda prova do exame, em 11 de novembro. A Presidência e a Casa Civil ainda não se pronunciaram sobre o pedido.

Inicialmente, o horário de verão começaria no dia 28 de outubro, mas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) solicitou que o início fosse adiado, já que neste dia será realizado o segundo turno das eleições. A alteração tem o objetivo de evitar atrasos durante a apuração de votos e a divulgação dos resultados.

A nova data escolhida resolveu um problema, mas acabou criando outro, já que muitos candidatos que irão realizar o Enem podem perder a prova ou se atrasar por esquecer de alterar o relógio.

Com a primeira mudança, o horário de verão, que inicialmente teria início no dia 28 de outubro e duraria até 16 de fevereiro, perdeu 7 dias de duração. No ano passado, quando ainda valia a regra do terceiro domingo do décimo mês, começou em 15 de outubro. O próximo horário de verão terminará em 16 de fevereiro.

Atualmente, a mudança no horário vale para os Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, mais o Distrito Federal.

Com informação do Diário Catarinense

Recomendados para você