Jundiaí pode ganhar espaço de estudo sobre infância

Jundiaí pode ganhar espaço de estudo sobre infância

Na terça-feira (12), a Unidade de Gestão de Educação (UGE) realizou o 1º workshop para debater a criação do Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância. A iniciativa deve fazer parte do projeto Escola Inovadora para aperfeiçoar a rede municipal de ensino.

 


O espaço será instalado junto à EMEB Professora Maria de Toledo Pontes, localizada na Vila Arens e será um local para pesquisa, exposição, formação e também contará com teatro para 150 pessoas, ateliê de artes e cozinha.

Segundo seus idealizadores, será um local planejado a partir de uma concepção arrojada e inovadora, respeitando o patrimônio público, e que nasce para ser um espaço para ‘pensar a infância’. Além de ser um centro de pesquisa, de documentação, será um lugar aonde as famílias poderão, por exemplo, participar de oficinas sobre alimentação saudável com foco na prevenção da obesidade.

“Se queremos uma cidade melhor no futuro, precisamos cuidar das crianças desde a primeira infância. Este espaço ofertará aos alunos contato com artes, pois sabemos que quem aprende arte desde pequeno tende a ser uma pessoa mais criativa”, resume a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

O workshop, realizado no Complexo Argos, reuniu educadores da rede, além das pesquisadoras do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEEP) da Unicamp, Roberta Rocha Borges e Valéria Cantelli, e do representante da VEC Engenharia, arquiteto Marcelo Pucci, parceiros do projeto.

As pesquisadoras apresentaram o conceito e o arquiteto trouxe um esboço das áreas úteis. Os participantes também foram ouvidos, já que o objetivo é que o projeto final seja uma construção em conjunto.

Ao todo, serão realizados três encontros. A previsão da UGE é que, em dezembro de 2019, sejam concluídas as obras de reforma e restauro do imóvel.

 

Recomendados para você