Jundiaí recebe 'Teatro a Bordo' nesta quinta (20) e sexta (21)

Jundiaí recebe 'Teatro a Bordo' nesta quinta (20) e sexta (21)

O Parque da Cidade, em Jundiaí, que faz aniversário nesta semana, recebe nesta quinta (20) e na sexta-feira (21), feriado de Tiradentes, o Teatro a Bordo, projeto que leva apresentações gratuitas de teatro, oficinas educativas, cortejos e intervenções artísticas em um contêiner-palco movido a energia solar.

A iniciativa é apresentada pelo Ministério da Cultura e Instituto CCR, por meio da Lei Rouanet, com patrocínio da CCR AutoBAn – empresa que integra o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo. 

As apresentações em Jundiaí, que são gratuitas, marcam o início da itinerância do Teatro a Bordo nos municípios sob influência do Sistema Anhanguera-Bandeirantes e também o aniversário do Parque da Cidade.

“O que torna esse projeto especial, além do seu mérito artístico, é o apelo ambiental, a partir da utilização da energia solar, oferecendo a muitas pessoas sua primeira experiência com o teatro, além de abrir espaço para artistas locais, que em Jundiaí contará com a apresentação do músico Renato Viana, por exemplo”, explica Marta Calha, gestora de Comunicação da CCR AutoBAn.

Mais sobre o projeto

O Teatro a Bordo fica dois dias em cada município. Nesta temporada, além da apresentação de artistas locais convidados, haverá as seguintes programações (espetáculos podem variar):

Oficina Educativa – Bonecos Brincantes

De maneira descontraída e para todos os públicos, os oficineiros mostram os passos para se fazer um boneco brincante, de forma artesanal, utilizando materiais recicláveis como papelão, tampinhas de garrafa plástica, além de cordas e tecidos. Ao final, é criada uma história coletiva com os bonecos confeccionados, resultando em uma apresentação cênica para o público da praça, com todos os participantes da oficina.

Cortejo de Chegança

A Caravana Teatro a Bordo se reúne com sua trupe de artistas e músicos, fazendo um grande cortejo, brincando e convidando o público a participar da programação do Projeto.

Sessão ‘SOLene

Um apresentador e dois palhaços fazem uma Sessão ‘SOLene’ de abertura brincando com o público e contemplando o pôr do sol.

Teatro – Embornal de Histórias

Dois contadores de histórias se encontram e dividem suas experiências de viagens pelo mundo. A tradição oral em primeiro plano, com narração de contos recolhidos por Câmara Cascudo.

Serviço:

Confira a programação em Jundiaí no Parque da Cidade - gratuito

20 de abril 
Das 9 às 16h30 – Cortejo de Chegança dos artistas (em escolas do município)
16 horas – Oficina Educativa Bonecos Brincantes (no Parque da Cidade) 

21 de abril – no Parque da Cidade
10 horas – Cortejo de ‘Chegança’ dos artistas no Parque da Cidade
13h30 – Oficina educativa Bonecos Brincantes
15 horas – Performance circense Sessão SOLene
16 horas – Artistas da cidade – convidados locais
17 horas – Teatro Embornal de Histórias

Recomendados para você