Ceia de Natal vegana? Confira receitas práticas para a data

Ceia de Natal vegana? Confira receitas práticas para a data

Nas ceias de Natal, os pratos principais, na maioria das casas, são formados por peru, tender, chester e arroz com uva passa. Com o aumento de adeptos ao veganismo, porém, a culinária está se reinventando para agradar a todos os gostos.

Para auxiliar quem está iniciando a dieta sem carne e derivados de animal ou, para quem receberá um amigo vegano, Lucia Elena Guimarães, cozinheira que atende pelo GetNinjas, separou algumas receitas salgadas e doces para essa data comemorativa.

Para deixar o jantar ainda mais saboroso, Natália Cacioli, sommelière da Evino, harmonizou os pratos com o vinho ideal para cada um deles. Confira:

Receitas salgadas

Quiche de rúcula e tomate cereja

Ingredientes:

Massa:

2 xícara de farinha de trigo orgânica Mirela
1/3 xícara de óleo de coco gelado cortado em pedaços
4 colheres (sopa) de azeite
10 colheres de água gelada

Recheio:

1 caixa de creme de leite vegetal
1 xícara (chá) de tomate cereja cortado ao meio
1 xícara (chá) de rúcula picada e lavadas
Sal/ pimenta do reino/ noz moscada ralada a gosto

Preparo:

Misture em uma vasilha a farinha, o sal, o óleo e o azeite. Faça uma farofa e vai aos poucos acrescentando a água gelada até formar uma massa uniforme. Embale em plástico pvc e deixe descansar por 20 minutos na geladeira. Abra a massa em uma forma ou um recipiente de vidro de 24cm. Em outra vasilha, junte o creme de vegetal, os tomates, os temperos e a rúcula. Mistura delicadamente para não desmanchar os tomates. Fure a massa com um garfo e em seguida junte o recheio. Leve ao forno pré-aquecido por 40 minutos.

Harmonização de vinhos:

Para essa receita leve e rica em sabores e temperos, vinhos de corpo médio, sem passagem por barricas de carvalho, como um italiano de Chianti, feito com a uva Sangiovese ou um Carménère chileno combinam. Outra opção é um vinho branco leve e refrescante da uva Chardonnay, que além de tudo complementará o sabor do coco que integra a receita.

Assado de vegetal com tofu

Ingredientes:

1 xícara de vagem cozidas e picadinhas
1 xícara de chuchu cozidos e picadinhos
1/2 xícara de azeitonas picadinhas
2 xícaras de tofu amassado
3 xícaras de pão esfarelados
2 xícaras de leite de soja culinária
1 cebola picadinha
Alho/sal/ orégano/ salsinha/ e outros temperos a gosto.

Preparo:

Misture o tofu com o leite de soja, o pão esfarelado e os temperos. Bata como um creme, junte os vegetais delicadamente e leve para assar em forma untada com azeite.

Harmonização de vinhos:

As características vegetais e de sabores discretos dessa receita combinam com um vinho de características semelhantes, por isso é interessante vinhos brancos. Sauvignon Blanc é uma uva com aromas herbáceos e combina muito com receitas veganas e vegetarianas. A leveza do famoso Vinho Verde, de Portugal, também casa muito bem com os ingredientes do prato.

Receitas doces

Bolo de cardamomo

Ingredientes:

1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de farinha de espelta
1 colher rasa de fermento
1/2 xícara de açúcar mascavo
2 colher (chá) de cardamomo moído
1/2 xícara de óleo de coco derretido
1 colher (sopa) de amido de milho diluído em 2 (sopa) de água
3/4 de leite vegetal

Preparo:

Misture separadamente os ingredientes líquidos e sólidos; depois, junta-os ao pouco mexendo muito bem. Leve ao forno por 40 minutos, temperatura de 180° em forma untada e farinhada.

Harmonização de vinhos:

Para não errar na harmonização, na hora da sobremesa escolha vinhos que tenham algum açúcar. Vinho seco e sobremesa é como café e chocolate que deixa o café ainda mais amargo. Para combinar com os aromas especiados deste bolo, a sugestão são vinhos de sobremesa doces, como um do tipo colheita tardia ou um Sauternes, da França. Na época de festas, harmoniza muito bem com as versões "Ice" dos Champagnes, já que eles são demi-sec e têm um pouco mais de açúcar residual.

Mousse de chocolate e castanha portuguesa

Ingredientes:

200g de castanha portuguesa cozidas e trituradas no mix
200g de chocolate meio amargo derretido
4 colheres de açúcar demerara
1 caixa de 200g de creme de leite vegetal (Amélia)
Pitada de gengibre
2 colheres (sopa) vinho do Porto ou licor de amêndoa
Raspa de limão e frutas vermelhas para enfeitar.

Preparo:

Bata o creme vegetal com o açúcar, junte o chocolate derretido, o gengibre em pó e o vinho. Distribua em taças e decore com raspas de limão e as frutas. Gelar por 4 horas.

Harmonização de vinhos:

Essa sobremesa tem aromas e sabores bastante marcantes: chocolate amargo, castanhas, gengibre e até Vinho do Porto. Logo, a opção sem erro é justamente um Vinho do Porto, um tipo de vinho fortificado e bastante complexo, que vai se equilibrar com todos os ingredientes. Outra opção é apostar em versões doces da uva Moscatel que também é bastante aromática. Espumantes demi-sec, vinhos brancos doces e fortificados, caso do vinho grego. Dica: é muito comum servir vinhos fortificados (que são mais alcoólicos) na temperatura ambiente, mas na verdade o ideal é servi-los mais frios, por volta dos 12ºC, pois nessa temperatura álcool e açúcar ficam mais equilibrados - especialmente na nossa época de festas, quando faz calor.

Recomendados para você