Jundiaí tem uma das 8 pizzarias napolitanas legítimas no Brasil

Jundiaí tem uma das 8 pizzarias napolitanas legítimas no Brasil

Nápoles é a cidade natal da pizza, isso não dá para negar. Foi lá que surgiram as famosas primeiras redondas, conhecidas como pizzas napolitanas, bem diferentes das que conhecemos aqui no Brasil.

As regras para assar uma verdadeira pizza napolitana são tão rígidas que existem até mesmo associações que certificam as pizzarias. A principal delas em todo o mundo, a AVPN - Associazione Verace Pizza Napoletana -, certificou até o momento apenas oito pizzarias no Brasil - e uma delas está em Jundiaí. A AVPN é a única associação do segmento que não tem fins lucrativos, o que lhe confere isenção e imparcialidade.

Para fazer jus a uma cidade de imigrantes italianos, a 430 Gradi conquistou o certificado para Jundiaí, o primeiro do interior do Estado de SP, algo que não é nada fácil de conseguir: são vários requisitos a se seguir. Não basta apenas assar discos em tamanho individual, com bordas altas e moderada quantidade de ingredientes, como manda a cartilha original napolitana. É mais do que isso: é fazer uma autêntica pizza de Nápoles, mesmo fora da cidade italiana, respeitando os mínimos detalhes.

Pra você ter uma ideia, a certificação é tão rigorosa que a 430 Gradi é apenas a pizzaria de número 705 no mundo a conseguir o selo da AVPN.

No site da associação, a definição da 430 Gradi é  "uma pizzaria napolitana localizada em Jundiaí, em uma casa dos anos 70, com um ambiente rústico e descontraído". Já as pizzas contam com "coberturas exclusivas e são assadas em 90 segundos, 430 graus e em forno a lenha, de acordo com os padrões da região de Nápoles”.

Requisitos

Os requisitos para preparar uma autêntica pizza napolitana - item gastronômico que é inclusive considerado Patrimônio Cultural pela Unesco -, são muitos. Confira alguns dos principais:

→ A massa deve ser produzida somente com água, fermento e farinha italiana, precisando de, no mínimo, oito horas de fermentação em temperatura ambiente, o que garantirá resultado mais leve e de fácil digestão.

→ A abertura da massa em disco é feita exclusivamente com as mãos, de forma que o ar será empurrado para as bordas, que ficarão estufadas em contato com o calor do forno.

→ Os produtos utilizados devem ser, preferencialmente, da região da Campania (Itália). O tomate pelado deve ser homogeneizado com as mãos, de forma a não ficar denso; o azeite extravirgem deve ser colocado em movimento em espiral.

→ A pizza, depois de assada em forno a lenha (há também legislação para fornos a gás) entre 60 e 90 segundos, deve dobrar sobre si mesma com facilidade, ter bordas inchadas, de cor dourada e parte inferior sem queimaduras.

→ Deverá ser circular, com diâmetro não superior a 35 cm, ter massa macia e elástica e, nas bordas, sabor e aroma de pão bem cozido e fermentado, misturado ao sabor ácido do tomate, o suave da mozzarella e o amargo e picante do azeite.

430 Gradi

Como explicam os sócios da 430 gradi, todos os cuidados são tomados para que os frequentadores tenham a autêntica experiência Napolitana: a pizzaria usa, inclusive, ingredientes frescos provenientes de pequenos produtores da nossa região.  Já a farinha e o tomate são importados do sul da Itália. "Além disso, o número de pizzas preparadas diariamente é limitado pela quantidade de massa, já que a fermentação precisa de 24 horas para ficar no ponto".

Serviço

430 Gradi
Rua do Retiro, 324, Jundiaí/SP.
Horário de funcionamento: de terça, quarta, quinta e domingo das 18h às 23h; sexta e sábado das 18h30 às 24h30.
Estacionamento no local
Trabalha com reserva (exceto sexta e sábado)
Telefone: (11) 3964-4126 ou (11) 94440-1504
Facebook e Instagram: @430gradi

Recomendados para você