Slime caseiro pode causar queimaduras e até alergias; entenda

Slime caseiro pode causar queimaduras e até alergias; entenda

As cores e a elasticidade do "slime", uma espécie de geleca artesanal, vêm atraindo internautas com receitas caseiras para sua confecção. No entanto, a brincadeira esconde um componente perigoso: sua receita tem potencial tóxico, sobretudo quando inclui o ácido bórico, produto destinado à limpeza.

Nos Estados Unidos e na Inglaterra, duas mães já relataram casos de queimaduras de segundo e terceiro grau em suas filhas após a confecção do "slime" — que no Brasil é chamado também de amoeba ou até "cocô de unicórnio".

Os ingredientes 

Os materiais que mais aparecem na lista de ingredientes são cola (branca, transparente, de isopor, etc.), tinta ou corante (acrílica, para tecido, corante alimentício, glitter, etc.), água boricada, bórax, bicarbonato de sódio, água oxigenada e produtos de higiene como shampoo, espuma de barbear, sabão líquido e detergente.

O maior risco está no uso do bórax e da água boricada. O bórax (borato de sódio) é a matéria-prima de alguns produtos de limpeza, sabão em pó para máquina de lavar, inseticidas e outros.

A dermatologista Tatiana Gabbi, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), explica que, por ser uma substância alcalina (com pH alto), ela tende a danificar a camada de gordura protetora da pele, comprometendo a barreira cutânea, especialmente em quem tem maior sensibilidade.

Este quadro pode causar o surgimento de eczemas (lesões que parecem feridas vermelhas, coçam e ardem) e dermatite de contato (reação que se assemelha a uma queimadura de pele e causa descamação). Estas reações, por sua vez, predispõem a criança a infecções, uma porta de entrada para condições mais sérias.

Já a água boricada é uma solução composta por ácido bórico, produto que contém o mesmo elemento presente no Bórax. Porém, por ser diluído em água, seu uso apresenta menor risco.

“Em baixas doses, o ácido bórico costuma não oferecer risco à saúde. Como na água boricada ele está em pequenas quantidades, é uma opção mais segura, mas, ainda assim, há pessoas que têm a pele mais sensível e podem desenvolver os mesmos tipos de problema”, diz a dermatologista Rossana Vasconcelos, também da SBD.

Outro grande risco de utilizar estas substâncias para fazer o slime é a possibilidade de inalação, ingestão ou absorção por meio das mucosas ou feridas na pele. “Este, na verdade, é o maior problema”, diz Rossana.

Náusea, vômito, diarreia e cólica abdominal são alguns dos possíveis sintomas derivados da absorção do bórax e do ácido bórico pelo organismo.

Outros ingreientes, como bicabornato de sódio, espuma de barbear, shampoo e detergentes também podem causar problemas, já que combinandos podem causar irritações em peles sensíveis. Ou seja, todos os ingredientes usados no slime caseiro são potencialmente nocivos dependendo de quem os manuseis e como.

Portanto, as versões atóxicas e já prontas destes produtos são a opção mais segura, mas, ainda assim, é preciso certificar-se de que a criança não tem alergia aos componentes e nem irá ingeri-los.

Com informações do O Globo e Portal Vix.

Recomendados para você