Diversos estados registram suicídios e mutilações com suspeita de ligações com o jogo 'Baleia Azul'

Diversos estados registram suicídios e mutilações com suspeita de ligações com o jogo 'Baleia Azul'

Diversos casos que podem estar relacionados do jogo 'Baleia Azul' estão sendo investigados ao redor do Brasil. Ao menos oito estados (SP, PR, MG, MT, PE, PB, RJ e SC) registram casos de suicídios e mutilações que podem ser ligados ao jogo.

O jogo, que inicialmente surgiu como um viral falso na Rússia, tem ganhado projeções reais em todo o mundo, envolvendo a polícia nas investigações. Somente na madrugada desta quarta-feira (19), o Paraná registrou a entrada de oito adolescentes entre 13 1 17 anos nas unidades de saúde de Curitiba - cinco por tentativa de suicídio e três por automutilação.

De acordo com o secretário estadual de Segurança do Paraná, Wagner Mesquita, em entrevista para o Estadão, será feita a troca de informação com outros Estados. "Nossa investigação vai em busca dos responsáveis para enquadrá-los por incitação ao suicídio". O crime, de acordo com ele, é previsto no artigo 122 do Código Penal, com pena de 2 a 6 anos de reclusão.

Também nesta quarta-feira (19), um jovem de 17 anos tentou se jogar de um viaduto em Bauru, no interior de São Paulo, sobre a Rodovia Marechal Rondon. Antes, ele postou em seu Facebook "a culpa é da baleia".

'Gatilho'

No entanto, de acordo com a coordenadora da organização Safernet, Juliana Cunha, em depoimento para o Estadão, “não há evidência de que o jogo seja real e, muito menos, de que poderia ter causado os suicídios”. “É preciso separar o joio do trigo, sem criar pânico.”

O problema pode ter sido agravado após o jogo ter se tornado um viral. Mas o problema de depressão entre jovens já existe bem antes disso: de acordo com o Centro de Estudos Sobre Tecnologias da Informação e Comunicação (Cetic), 1 em cada 10 adolescentes de 11 a 17 anos acessa conteúdo na internet sobre formas de se ferir - e 1 em cada 20, de se suicidar.

A pesquisa do Cetic analisou 19 milhões de internautas brasileiros e mostrou um avanço nas buscas desse público por mutilações (11%) e mortes (6%) no universo online. No caso, a Baleia Azul pode apenas ter sido um 'gatilho' para estes jovens.

Recomendados para você