Ondas de rádio são detectadas no espaço e cientistas veem como 'vida alien'

Ondas de rádio são detectadas no espaço e cientistas veem como 'vida alien'

Astrônomos detectaram, pela segunda vez na História, ondas de rádio misteriosas e ultracurtas no espaço sideral profundo, e alguns especialistas sugerem que elas podem ser evidências de vida alienígena avançada.

A origem dessas Rajadas Rápidas de Rádio (RRR, ou Fast Radio Bursts, em inglês), que são pulsos de ondas de rádio de milissegundos, ainda é desconhecida. No entanto, a maioria dos cientistas afirma que elas são geradas por poderosos fenômenos astrofísicos que surgem a bilhões de anos-luz fora de nossa galáxia, como os buracos negros ou estrelas de nêutrons superdensas se fundindo.

Alguns, no entanto, incluindo o professor Avi Loeb, do centro de astrofísica de Harvard-Smithsonian, apresentaram teorias mais exóticas, sugerindo que essas ondas poderiam ser evidências de tecnologia alienígena incrivelmente avançada.

A nova descoberta, feita por uma equipe canadense de astrônomos, foi publicada na revista "Nature" depois que o grupo detectou 13 dos flashes usando um novo tipo de rádio-telescópio, batizado de Experimento Canadense de Mapeamento de Intensidade de Hidrogênio (Chime, na sigla em inglês), no Vale de Okanagan, na Colúmbia Britânica.

Esta é a segunda vez na História que mais de 60 RRRs, em repetição, são registradas. Elas foram detectadas pela primeira vez por acidente em 2007, quando uma explosão de ondas foi observada em dados de radioastronomia, coletados em 2001.

Em 2017, o especialista Avi Loeb e seu colega Manasvi Lingam, de Harvard, propuseram que as RRRs poderiam ser vazamentos de transmissores alienígenas do tamanho de um planeta.

"Rajadas Rápidas de Rádio são extremamente brilhantes, dada a curta duração e origem a grandes distâncias, e não identificamos uma fonte natural possível com confiança. Vale a pena considerar e verificar uma origem artificial", disse Loeb em um comunicado após a publicação de um artigo anterior no "Astrophysical Journal Letters".

“A ciência não é uma questão de crença. É uma questão de evidência. Decidir o que é provável antes do tempo limita as possibilidades. Vale a pena divulgar ideias e deixar que os dados sejam o juiz", acrescentou o cientista.

Fonte: O Globo

Recomendados para você