Comandante dos Bombeiros de Jundiaí é escalado para comandar equipe em Brumadinho

Comandante dos Bombeiros de Jundiaí é escalado para comandar equipe em Brumadinho

O tenente-coronel Eli Tavares, comandante do 19º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Jundiaí, foi escalado para comandar a 3a equipe de Força-Tarefa enviada pelo Estado de São Paulo nos destroços de Brumadinho. "Ontem acompanhei o último dia dos trabalhos da equipe que votou pela manhã para São Paulo. Hoje chega o efetivo de 42 bombeiros, 2 médicos e 2 auxiliares que irei comandar", disse, em entrevista ao Tribuna de Jundiaí, por mensagem de celular.

Eli explica que a área de busca foi dividida em quadrantes e ele será o comandante de uma destas áreas. "Há uma seriedade, profissionalismo e solidariedade muito grande de todos que trabalham aqui e não estou falando só dos bombeiros, não. Tem toda uma estrutura de profissionais de diversas áreas, todos muito solícitos", descreve.

O tenente-coronel fala que o clima ainda é de muita tristeza e que a população de Minas Gerais demonstra uma gratidão enorme pelos bombeiros. "Tive pouco contato com as pessoas fora da área restrita, onde fica o posto de comando, mas neste pouco contato percebi o carinho das pessoas conosco. Dificilmente alguém passa por nós sem cumprimentar e agradecer".

Eli explica que a rotina diária é pesada. Ao final do trabalho do dia, os bombeiros se deslocam para Belo Horizonte, onde passam a noite. "No dia seguinte, ao embarcar nas viaturas, os bombeiros se deparam com mensagens de incentivo, agradecimento e orações no parabrisas das viaturas", conta.

Até o momento, 157 mortes foram confirmadas na tragédia. Outras 182 pessoas continuam desaparecidas.

De acordo com a corporação, 250 aparelhos de geolocalização ajudam os militares que trabalham na zona quente, uma novidade que começou a ser usada.

 

Recomendados para você