Lagartas ‘invadem’ condomínio e assustam moradores em Recife

Lagartas ‘invadem’ condomínio e assustam moradores em Recife

Moradores do Condomínio Recife Antigo, em Recife (PE), estão assustados com uma ‘invasão’ de lagartas. Os bichos estão por todos os lugares: paredes, teto e no chão. Destruíram as árvores, que ficaram sem folhas.

 

O problema, segundo os moradores, foi percebido desde o último sábado (2). Os bichos apareceram em sete dos 40 prédios do conjunto habitacional.

A administradora Alana Silva Vasconcelos contou que tomou um susto e pensou que o prédio tinha sido “atacado”. “Parece um filme de terror. Elas estão por todos os cantos”, declarou.

Para os moradores, foi difícil evitar pisar nos bichos. “Tem lagartas na área do elevador e elas entraram nas casas. Foi terrível”, comentou a cabeleireira Geny Costa, que estava viajando e, quando chegou em casa, se deparou com o problema.

As lagartas que “invadiram” o condomínio não fazem mal à saúde das pessoas. Elas atacam as árvores para comer as folhas. Com o conjunto é muito arborizado, elas se multiplicaram rapidamente.

“Moro aqui há 20 anos e nunca tinha visto isso. É o desequilíbrio ambiental”, opinou a técnica em radiologia Alcineide Soares.

O biólogo Lauro Lopes, que mora no condomínio, afirmou que o problema é resultado de vários fatores. “Tem desequilíbrio ecológico e uma questão de clima”, comentou.

Segundo Lopes, ocorreu a destruição de um grande número de árvores. Depois, apareceram aves, que foram em busca das lagartas para comer. "As árvores ficaram sem folhas e as lagartas estão fazendo os casulos para se transformar em borboletas”.

O gerente de arborização da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), Caio Imperiano, afirmou que as lagartas não provocam problemas ao meio ambiente. "Há surtos dessa lagarta a cada dois ou três anos. Não tem como evitar isso", afirmou.

Segundo ele, o ciclo dura 15 dias. "Não é permitido fazer uso de controle químico", disse.

Via G1

Recomendados para você