Três famílias voltam para casa após evacuação de Itatiaiuçu (MG)

Três famílias voltam para casa após evacuação de Itatiaiuçu (MG)

Três famílias que haviam sido retiradas de casa por causa do risco de rompimento da barragem Serra Azul, da ArcelorMittal, em Itatiaiuçu (MG), voltaram para seus lares neste domingo (10). Segundo a mineradora, após nova análise ficou constatado que os três imóveis não estavam em uma área de risco.

 

Na madrugada de sexta-feira (8), moradores do povoado de Pinheiros, a cerca de 1,5 quilômetro da barragem, foram retirados das casas e levadas para um hotel por causa do risco de colapso na estrutura.

Ainda de acordo com a ArcelorMittal, outras cinco famílias também foram liberadas para voltar para casa, porém preferiram não retornar. De acordo com a mineradora, na tarde deste domingo, 106 pessoas de 28 famílias estavam hospedadas no hotel de Itaúna, cidade vizinha, na Região Centro-Oeste de Minas. A empresa afirmou que enquanto estiverem no hotel elas terão transporte para se deslocarem entre as cidades.

A AcellorMittal disse ainda que está planejando a remoção de animais domésticos e de criação das áreas de risco. O governo de Minas afirmou que já começou a resgatar os animais neste sábado (9).

A Defesa Civil de Minas Gerais informou que os moradores dentro da área de risco somente poderão voltar aos imóveis após laudo que ateste a estabilidade da barragem. Os que retornaram neste domingo tiveram o aval das autoridades, conforme a mineradora.

A empresa disse que segue analisando as condições da barragem e que, caso haja necessidade, tomará medidas para assegurar a estabilidade “o mais rápido possível.

Fonte: G1

Recomendados para você