“Deixou uma história linda”, diz mãe de atleta de Limeira morto em incêndio no CT do Flamengo

“Deixou uma história linda”, diz mãe de atleta de Limeira morto em incêndio no CT do Flamengo

Família e amigos se despedem do volante de 16 anos, Rykelmo de Souza Viana, jovem de Limeira (SP) que morreu no Centro de Treinamento (CT) do Flamengo. O velório será no Cemitério Parque, no Jardim Caieira.

 

Muito emocionada, Rosana de Sousa, mãe de Rykelmo, afirmou que o filho deixou um legado. “Eu não tenho como descrever meu filho é. Eu sei que ele deixou uma história linda. O sonho dele mesmo era levantar a base do Independente (de Limeira), a base do Galo, porque ele saiu dali”, disse.

O enterro do jovem está previsto para 10h, mas pode ficar para 13h desta segunda (11). Isso porque duas comitivas, uma de Santos (SP) e outra do Rio de Janeiro (RJ) estão a caminho de Limeira e podem se atrasar.

As comitivas são da Portuguesa Santista, onde o atleta jogou, e do próprio Flamengo, segundo a Funerária Bom Pastor.

Rosana também comentou a dor de ter que ir para o Rio de Janeiro para reconhecer o corpo do filho. “Foi angustiante, mas eu consegui trazer o meu filho”, disse.

"A dor é muito grande", diz irmã

Adriana de Sousa Viana é irmã do volante. Ao lado do pai, ela disse que a morte do irmão significa a interrupção do sonho tanto do jovem quanto do pai.

"Meu pai lutou muito pela vida do Rikelmo, lutou muito pela carreira do Rikelmo, então para gente era o sonho do meu pai, era o sonho do meu irmão, e hoje nós estamos encerrando o sonho dos dois".

“Acalmou um pouco o coração da gente quando a gente viu o caixão chegando, mas a dor é muito grande, a gente não queria receber o Rikelmo desse jeito. Mas o que ficou do Rikelmo eram coisas boas. Era um menino sereno, um menino calmo”.

O voo com o corpo de Rykelmo deixou o Rio de Janeiro no final da tarde e chegou ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), na noite deste domingo (10). O corpo do jovem chegou ao Cemitério Parque às 21h30 - no local ocorre o velório e o enterro.

Familiares e amigos que chegaram ao Cemitério Parque neste domingo para aguardar o corpo do jovem vestiam camisas estampada com a foto de Rykelmo na frente e, nas costas, a frase "Entrega teu caminho ao senhor, confia nele, e ele tudo fará”.

Competitivo e focado

Primeiro treinador de Rykelmo, Marcelo Gomes conta que o volante era muito focado. "A gente via a personalidade dele. Cara fechada, pouco sorriso, mas bem competitivo", lembra.

O observador de futebol recebeu o jovem no Paulistano Futebol Clube quando Rykelmo tinha 6 anos. "Até lembro ele entrando no portão com a mãe dando a mão. Veio, fez o primeiro treino, ai falou que queria continuar na escolinha e eu falei 'pode ficar'".

Rykelmo treinou com Gomes até os 13 anos. Durante o período, atuou também no sub-11 do Independente de Limeira e fez testes em clubes maiores, como São Paulo e Grêmio.

Gomes, inclusive, levou o jovem para o Grêmio quando trabalhou no clube, mas Rykelmo não foi aproveitado, então tomou outro rumo. "A gente conseguiu colocar ele na Portuguesa Santista, onde ele teve um trabalho melhor".

Na Portuguesa, Rykelmo chegou a dar uma entrevista em que dizia sonhar em chegar em uma time maior. "Conseguir um futuro melhor aqui. Conseguir subir para um time grande daqui mesmo, fazer meu máximo aqui", disse à época.

"Ele largou a família aqui e foi para lá [Rio de Janeiro] tentar uma carreira, o melhor para sua família, e foi interrompido no meio do caminho. É difícil", lamenta Gomes.

Via G1

Recomendados para você