Bolsonaro desiste de ida ao Mackenzie após protesto de estudantes

Bolsonaro desiste de ida ao Mackenzie após protesto de estudantes

O presidente Jair Bolsonaro cancelou a visita que faria nesta quarta-feira (27) na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. Bolsonaro está na capital paulista para fazer exames médicos e havia a expectativa de que ele fosse ao lançamento da Mackgraphe, centro de pesquisas sobre grafeno da instituição.

 

O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, deveria acompanhar o presidente. Porém, o evento não consta mais na agenda de ambos.

Durante esta quarta, os estudantes da faculdade organizaram protestos contra o presidente. De manhã, compareceram cerca de 1 mil universitários, de acordo com o Diretório Central dos Estudantes do Mackenzie, que organiza os atos.

“Mostramos que a resistência a este governo corrupto e intolerante está presente dentro das universidades por meio do movimento estudantil. Estaremos sob vigília o dia todo dentro e fora do campus a fim de garantir que nossas pautas e reivindicações sejam ouvidas, tanto pelos governantes quanto pela universidade”, afirma o comunicado do grupo.

O principal motivo das críticas dos estudantes é a ordem de Bolsonaro para que os militares comemorem o Golpe Militar de 1964, que faz aniversário no próximo domingo (31).

Até o fim do dia devem acontecer ainda mais dois atos na universidade, até às 18h.

O grupo ainda afirma que o reitor da universidade está ciente sobre a mobilização e o ato não refletirá em nenhuma medida repressiva por parte da UPM, desde que seja pacífico. “Qualquer ato de vandalismo ou agressão por parte de algum indivíduo ou grupo não será tolerado e nem apoiado pelo DCE e pela reitoria”, ressalta a nota.

Outro ponto criticado pelos estudantes envolve a prioridade do governo para a educação. Em uma carta lançada na noite desta terça-feira (26), os alunos afirmam que a educação para Bolsonaro “é concebida como ‘perigosa’”.

Segundo o EXAME, o presidente ainda não se manifestou sobre o protesto e nem sobre o cancelamento da visita.

Com informações do EXAME.

Recomendados para você