Atletas do TIME Jundiaí voltam às atividades após avaliação física

Atletas do TIME Jundiaí voltam às atividades após avaliação física

As férias chegaram ao fim e os atletas do TIME Jundiaí da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL) retornam às atividades, totalmente focados nas competições de cada modalidade, além dos eventos organizados pelo Estado.

 

Em Jundiaí, cerca de 30% dos 1,8 mil atletas já passaram pela avaliação, que afere as perdas no condicionamento físico ocasionadas pelo período de recesso dos jogos. A partir das informações coletadas são determinados os treinamentos específicos para a recuperação da capacidade muscular.

Fabrícia Fernanda Carvalho, 14 anos, treina handebol há quatro anos pelas turmas do Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Dr. Nicolino de Luca, o Bolão. Neste ano ingressou para a categoria Cadete, mas no ano passado participou das conquistas da equipe Infantil no Campeonato Paulista e na Liga Paulistana de Handebol.

“É muito positivo fazer essa avaliação. No ano passado eu não tive nenhuma lesão e passei por quatro análises. Acredito que as perdas de condicionamento foram pequenas, em relação ao condicionamento do ano passado. Essa análise será passada juntamente com o treinamento, direcionado para cada necessidade dos atletas”, explica a jovem.

Um dos responsáveis pela ‘Divisão de Performance’, do Departamento de Esporte de Formação e Rendimento, Bruno Mazzuco, destaca a importância da avaliação. “Com base nos dados é possível elaborar um projeto específico para o atleta. A avaliação identifica as simetrias do corpo, com base nas especificidades de cada modalidade. Por exemplo, os atletas do handebol têm necessidades diferentes, a partir da posição que jogam e se são destros ou canhotos”, detalha.

De acordo com a análise parcial dos resultados, a perda de condicionamento físico foi de 10% em relação ao encerramento das atividades, no final do ano passado. O percentual é menor que o registrado em 2018, quando o retorno às atividades, no início do ano, apontou perda de 20%.

Recomendados para você