Áudio no WhatsApp distorce debate com alunos e acusa colégios de "plantar comunismo"

Áudio no WhatsApp distorce debate com alunos e acusa colégios de "plantar comunismo"

As fake news chegaram às eleições 2018 em Jundiaí. Dessa vez, as vítimas das notícias falsas são três colégios particulares da cidade.

Um áudio compartilhado por meio do WhatsApp, gravado por uma suposta professora acusa que as instituições querem "plantar o comunismo" nos alunos.

A reportagem do Tribuna de Jundiaí teve acesso ao áudio e à sua transcrição completa. Nele, a suposta educadora deturpa informações sobre as tradicionais sabatinas eleitorais promovidas pelas escolas, ação pedagógica com o objetivo de apresentar os candidatos da região de todos os partidos aos estudantes.

A principal vítima dos ataques no áudio é o Colégio Criarte, que recentemente promoveu a 4a edição de sua sabatina.

"Você não acredita (suposto aluno) falou que na semana passada, não sei agora se foi quinta ou sexta da semana passada, a Escola Criarte permitiu que fossem fazer propaganda política dentro da sala de aula (...) ele (sic) tá no segundo ano do ensino médio (...) ele disse assim que tinha feminista, tinha gay (...)", inicia a gravação, em suposta conversa com alguém de nome "Ana".

A Divina Providência e o Colégio Leonardo, também são citados na suposta mensagem de voz. "Cê (sic) não sabe o que tem na Divina Providência. Os professores petistas na sala de aula não dão aula, professor de geografia, de história (...) porque eu tenho aluno aqui da Divina que é um absurdo fica falando sobre o PT (...) o Leonardo é a mesma coisa", continua.

Ao final da gravação ela conclui que isso seria uma tentativa de "plantar o comunismo" nos alunos.

Imediatamente à viralização do áudio, o Colégio Criarte e candidatos de diferentes partidos presentes na sabatina eleitoral do Criarte reagiram, desmentindo a fake news.

"Reiteramos nossa idoniedade e respeito à democracia, ratificando a sua neutralidade nas questões políticas, partidárias, crenças, religiões ou quaisquer formas de manifestações pessoais", rebateu o Colégio Criarte, em nota. "Estamos tomando as providências legais cabíveis para apuração dos fatos e responsáveis".

Edney Duarte Jr., candidato a deputado federal pelo Partido NOVO participou do evento realizado pelo Colégio Criarte no último dia 21 de Setembro e, nas redes sociais, desmentiu todas as acusações propagadas no áudio. "Desde o início fomos recebidos com muita educação e atenção pelos professores que organizaram o evento, e por todo o tempo que lá permaneci eles se mostraram totalmente imparciais e apartidários", enfatizou.

Mariana Janeiro, feminista e candidata a deputada federal do PT, também lamentou a distorção do fato. "Estimular o pensamento crítico e o exercício da democracia deveria ser o papel de toda escola e de todos os professores. O evento teve caráter suprapartidário, longe de privilegiar algum partido político ou campo ideológico", ressaltou, também em rede social.

Os colégios Leonardo e Divina Providência ainda não se manifestaram sobre o caso. O Movimento Voto Consciente também deve se pronunciar sobre o caso.

Recomendados para você