Jundiaí se despede de Vírgilio Torricelli

Jundiaí se despede de Vírgilio Torricelli

Jundiaí se despede, nesta segunda-feira (28), de Virgílio Torricelli, aos 102 anos. Contabilista, ele foi o primeiro professor contratado pelas Escolas Padre Anchieta. Além de ter contribuído com incontáveis entidades filantrópicas e culturais jundiaienses, atuou em importantes espaços dentro da cidade e também se lançou na carreira política. Sem dúvidas, fez parte da história de Jundiaí.

Sua neta, Patrícia Torricelli, publicou uma foto do seu último aniversário de 102 anos e escreveu que "Não existe foto melhor do que o último bolo que fiz de aniversário de 102 anos pra dizer o quando o vô Virgílio foi um verdadeiro defensor da Justiça, promotor da caridade, com honestidade e caráter sem igual, verdadeira fonte de inspiração para todos que conviveram com ele".

E histórias e contribuições para Jundiaí é que não faltaram: Virgílio foi servidor público na Prefeitura desde 1937 e chegou a ser chefe de gabinete nas gestões de Vasco Venchiarutti e Luiz Latorre. De 1958 até 1963 foi diretor da Câmara Municipal de Jundiaí e chegou a concorrer ao cargo de vice-prefeito.

Ojornalista José Arnaldo de Oliveira, em artigo de homenagem, descreveu parte de sua trajetória. "Foi fundador e primeiro presidente do Grêmio Estudantil das Escolas Luiz Rosa e até inspetor de quarteirão na Ponte de Campinas, na década de 1930. Foi o secretário na fundação da Telefônica de Jundiaí, em 1953. Presidiu a comissão dos Jogos Abertos de 1964. Foi presidente do Serviço de Obras Sociais (SOS) no ano seguinte, onde tornou-se também sócio benemérito do Aero Clube. Foi secretário do Salão de Belas Artes em 1967, fundador da Fundação Jundiaiense de Bolsas de Estudo na Faculdade de Medicina em 1969... a lista é imensa", diz trecho do texto.

"Que seu legado nunca seja esquecido assim como suas lindas histórias sobre nossa querida cidade de Jundiaí", disse ainda sua neta em publicação.

O enterro foi às 17h, no Cemitério Nossa Senhora do Desterro.

Recomendados para você