João Carlos Marinho, autor de ‘O Gênio do Crime’, morre aos 83 anos

João Carlos Marinho, autor de ‘O Gênio do Crime’, morre aos 83 anos

O escritor João Carlos Marinho, de 83 anos, faleceu no domingo (17) em São Paulo. O autor do clássico juvenil ‘O Gênio do Crime’, estava internado desde fevereiro no Hospital Sancta Maggiore da Mocca, na Zona Leste.

 

Segundo o G1, familiares do autor informaram que o corpo de Marinho está sendo velado na manhã desta segunda (18) no Cemitério do Araçá e será enterrado às 16h no Cemitério da Consolação, ambos na capital paulista.

Marinho era carioca e nasceu no dia 25 de setembro de 1935, mas acabou se mudando para Santos com a família e, depois São Paulo. Estudou na Suíça e ao voltar para São Paulo, cursou Direito na Faculdade do Largo de São Francisco, da Universidade de São Paulo (USP) e começou a atuar na área em Guarulhos (SP).

Mas, em 1969, Marinho decidiu se tornar escritor e publicou seu primeiro livro ‘O Gênio do Crime’. O livro foi a primeira das 13 aventuras escritas por ele para a turma do Gordo.

De acordo com o G1, o escritor fez seus próprios cálculos e registrou cerca de 1,2 milhões de exemplares vendidos, em mais de 60 edições desde o lançamento. A obra se transformou em filme também, foi traduzida para o espanhol em 1973, sob o título ‘O Detetive Bolacha contra o Gênio do Crime’.

Marinho também escreveu romances juvenis e quatro livros voltados para o público adulto, entre eles ‘O Dueto dos Gatos’.

Fonte: G1

Recomendados para você