Peter Mayhew, o Chewbacca de ‘Star Wars’, morre aos 74 anos

Peter Mayhew, o Chewbacca de ‘Star Wars’, morre aos 74 anos

O ator britânico Peter Mayhew, conhecido por dar vida ao Chewbacca nos filmes da saga ‘Star Wars’, morreu na última terça-feira, 30 de abril, aos 74 anos, em sua residência no Texas, nos Estados Unidos.

 

Mayhew tinha passado por uma cirurgia na coluna em julho de 2018 para melhorar sua mobilidade.

O britânico estreou como ator em "Star Wars: Uma nova esperança" (1977). No filme, ele vestia a roupa peluda de Chewbacca, um Wookie, que acompanhava o contrabandista Han Solo (Harrison Ford). Mayhew repetiu a atuação nos outros dois filmes da trilogia original, e também em "A vingança dos Sith" (2005).

O ator foi descoberto por um produtor, Charles H. Schneer, enquanto trabalhava como atendente de um hospital em Londres, seus 2,18 metros de altura chamaram atenção.

"Ele lutou contra a sua condição em uma cadeira de rodas para ficar em pé e interpretar Chewbacca mais uma vez em ‘Star Wars: O despertar da Força’”, diz o comunicado, sobre sua última atuação como o personagem.

"Ele colocava seu coração e alma no papel de Chewbacca e isso aparecia em cada frame dos filmes, desde sua corrida batendo os joelhos, ao atirar a besta de quadril, seus brilhantes olhos azuis, até cada movimento sutil de sua cabeça e boca. Mas, para ele, a família de 'Star Wars' significava muito mais que um papel em um filme."

Segundo a nota, ele ajudou a treinar seu substituto, o finlandês Joonas Suotamo, que interpretou o papel em dois filmes da franquia e aparecerá novamente em "A ascensão Skywalker".

"Peter Mayhew era um homem doce e gentil, que possuía uma grande dignidade e nobreza. Esses aspectos de sua própria personalidade, além de sua sagacidade e graça, ele levou a Chewbacca", lamentou Ford ao site da revista "Hollywood Reporter".

Mark Hamill, intérprete do herói Luke Skywalker, também se manifestou através do Twitter. "Ele foi o mais gentil dos gigantes. Um grande homem com um coração ainda maior que nunca falhou em me fazer sorrir, e um amigo leal que eu amei muito. Sou grato pelas memórias que compartilhamos, e sou um homem melhor apenas pelo tê-lo conhecido. Obrigado, Pete."

"Ao invés de presentes e flores, a família pede que vocês considerem doações à fundação, para que eles possam continuar seus esforços em ajudar a comunidade", afirma o comunicado da família, em referência à Fundação Peter Mayhew, fundada pelo ator para ajudar pessoas em situações de crise.

Ele deixa sua mulher, Angie, que se torna a responsável pela organização, e três filhos.

O funeral para amigos e família será realizado no dia 29 de junho. Já o funeral para os fãs acontecerá no começo de dezembro em Los Angeles com a presença da família, itens pessoais e sua coleção na EmpireConLA.

Fonte: G1

Recomendados para você