Câncer de mama em pets pode ser evitado com castração

Câncer de mama em pets pode ser evitado com castração

Outubro é o mês de conscientização do câncer de mama em mulheres, mas poucas pessoas sabem que a doença também acomete os animais. De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária, ele é um dos principais tumores que atingem os pets, sendo que a incidência em cadelas chega a 45%.

“A chance de ocorrer a doença poderia diminuir para 0,5% caso os animais fossem castrados antes do primeiro cio”, aponta Julia Oliveira de Camargo, médica veterinária.

Ela conta que os primeiros sintomas do câncer de mama em cães e gatos, além da presença de um caroço nas mamas, fazem com que os animais apresentem apatia e parem de comer. “Os pets acometidos pela doença podem começar a sentir dor no local e mudar o comportamento de repente.”

Causas

O contínuo ciclo hormonal nas cadelas é uma das causas possíveis do surgimento da doença. A especialista chama a atenção para a aplicação de injeções de anticoncepcionais nas fêmeas, que causa grandes tumores de mama, com alto índice de malignidade.

Isso é uma bomba para o animal e uma das causas do problema. “Atualmente temos visto tumores que crescem a ponto de não ser mais possível serem retirados e causam profundas feridas e sangramentos”, lamenta Julia.

Prevenção e conscientização

Julia diz que, embora falte clareza e conscientização por parte dos tutores de animais, é possível detectar precocemente o câncer de mama através dos exames complementares e idas frequentes ao veterinário.

O próprio tutor do animal é capaz de realizar o exame de toque e detectar um caroço ainda no início, mas deve procurar um médico veterinário para exames em seguida. “Quando a doença é detectada logo no início, o tratamento se torna mais eficaz”, destaca.

A prevenção começa com a realização de exames periódicos em casa. “No entanto, tão importante quanto os exames é também a conscientização de que a castração precoce pode reduzir significativamente o desenvolvimento da doença”, afirma a médica veterinária.

Castração pode ajudar a prevenir câncer de mama nos animais

A castração é a melhor forma de evitar o aparecimento da doença. “Antes do primeiro cio é ainda melhor, pois chega a prevenir 99% de chances de aparecimento do câncer de mama”, destaca a veterinária.

A castração causa a diminuição do nível de hormônios no organismo, minimizando as chances do animal produzir esse tumor de mama. Julia reitera que este é o procedimento mais indicado pelos veterinários, e que pode ser feito antes do primeiro cio, caso o proprietário não deseje que seu animal dê cria. “Nos outros casos é possível castrar logo após a primeira cria”, explica.

Julia enfatiza que infelizmente o tumor de mama em cadelas ocorre com muita frequência, pois os proprietários têm receio da castração. “Poucos sabem, porém ao castrar a fêmea com cinco meses, antes do primeiro cio, o animal diminui drasticamente as chances de possuir um tumor de mama.”

Passado o segundo cio, a especialista diz que as chances de ser acometido pelo câncer de mama aumentam de 0,5% para 26%”, conclui.

Exames devem ser feitos periodicamente

A veterinária afirma que a palpação das mamas e o ultrassom abdominal são dois exames necessários, para que seja feito o diagnóstico correto. “O Raio-X também é indicado para averiguar sobre uma possível metástase”, acrescenta.

Tratamento

Antes de iniciar qualquer procedimento, o animal precisa passar pelos exames complementares para indicar o melhor tratamento e averiguar possíveis metástases. Se houver alguma metástase, o animal deve ir diretamente para um oncologista veterinário. “Caso ele não apresente nenhum sinal de malignidade, a cirurgia de retirada da mama pode ser feita, assim como uma análise histopatológica do tumor e em seguida poderá ser indicado o melhor tratamento para aquele tipo de tumor.”

Recomendados para você