Temperatura do asfalto pode queimar a pata dos cachorros

Temperatura do asfalto pode queimar a pata dos cachorros

Verão, época em que as temperaturas bem altas e o sol brilha no céu de maneira mais intensa que o resto do ano. Por conta disso, é necessário tomar cuidado com os animais de estimação ao levá-los para passear, já que as patas deles podem queimar com a alta temperautra do asfalto.

De acordo com o Instituto Santo Pet, quando está 31ºC, o asfalto pode estar com aproximadamente 62ºC. Em dias de 25ºC, o asfalto também continua bem quente: 52ºC.

Dados da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, da Prefeitura de São Paulo, mostram que os atendimentos nos hospitais veterinários públicos da capital aumentam em média 40% no verão por conta da queimadura nas patinhas dos cachorros.

Além de ocasionar insolação e hipertermia, o clima quente pode causar graves ferimentos na pata do cachorro. O pior é que a queimadura nos coxins, a 'almofada da patinha' de um cão, é difícil de tratar.

Cortes, bolhas e descolamento da pele da almofada da pata podem levar a infecções de cura demorada. Devido ao contato constante da patinha do cachorro com o chão, a cicatrização nos coxins é lenta.

Para cachorros de raças como os pugs e os buldogues a situação é pior, pois o tempo quente traz problemas respiratórios para eles, sendo o mais frequente o "estresse térmico", síndrome que pode ser fatal para o animal.

Como prevenir

Para prevenir ferimentos e queimadura nos coxins da pata do cachorro, passeie com ele apenas em horários de sol baixo, normalmente antes das 8h ou depois das 20h.

Se puder, ande descalço ou coloque as costas da sua mão na calçada para verificar a temperatura do chão. Às vezes mesmo depois do sol ter ido embora o asfalto continua quente.

Lembre-se que o gramado ou chão com sombra é sempre mais fresco que o asfalto que recebe a luz direta; dê preferência para esses locais na hora do passeio.

Umedecer a patinha do cachorro durante o passeio também é uma alternativa; leve uma garrafa de água reserva para isso.

Se infelizmente seu cãozinho já apresenta queimadura ou descolamento de pele nos coxins; pata descascando ou patinha machucada, é preciso realizar o tratamento urgente. Aí não tem jeito: é necessário levá-lo ao veterinário o mais rápido possível.

Recomendados para você