Verão: animais do Zooparque Itatiba recebem picolés

Verão: animais do Zooparque Itatiba recebem picolés

O verão começou em dezembro com altas temperaturas, causando desconforto não apenas nos humanos, mas também nos animais.

Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC-INPE), este ano as temperaturas devem ficar acima da média histórica no Brasil, que é de 31.5°C, entre os meses de dezembro a fevereiro, por consequência da formação do fenômeno El Niño.

Neste período, visando o bem-estar dos animais que estão sob seus cuidados, o Zooparque Itatiba adota como medida especial o enriquecimento ambiental, que inclui a introdução de picolés e sorvetes no cardápio de determinadas aves e mamíferos, para ajudá-los a se refrescarem nos dias mais quentes. 

De acordo com a bióloga Camila Piovani, coordenadora do Departamento de Biologia e Educação do Zooparque, os enriquecimentos promovem estímulos nos animais para que possam realizar comportamentos naturais de cada espécie, promovendo seu bem-estar.

Nos dias mais quentes, felinos, primatas e algumas aves recebem um picolé preparado com seu alimento preferido para espantarem o calor, assim ficam mais ativos e se exercitam mais ao longo do dia.

O picolé não substituiu sua alimentação regular, funciona como um complemento. Os tigres siberianos, por exemplo, recebem picolés feitos de sangue e pedaços de carne; as aves recebem a guloseima com frutas.

O cuidado com a qualidade de vida dos animais vai além do enriquecimento adotado no verão. Todos os animais têm em seus recintos área sombreada. A área coberta pode ser artificial, como quiosques e abrigos construídos, e também o sombreamento natural, já que o Zooparque está localizado no meio de um fragmento de Mata Atlântica e os recintos recebem muita sombra fresca das árvores.

Além disso, os animais possuem nos recintos tanques de água fresca nos quais podem se refrescar a qualquer hora do dia.

A alimentação também é adequada para o período do verão, incluindo frutas típicas da estação, que além de terem muitos nutrientes possuem grande quantidade de líquido. "Devido aos cuidados especiais, o zoo nunca teve nenhum caso de complicação com a saúde dos animais no período do verão", afirma Camila.

Confira a programação de férias

A programação de férias do Zooparque Itatiba vai até o dia 2 de fevereiro e conta todos os dias com Minizoo, trilhas temáticas, Encontro Animal e alimentação dos animais.

Já de quarta-feira a domingo a programação ainda inclui o Espaço Kids e a Hora Animal, uma apresentação dos profissionais do zoo no anfiteatro com a participação dos animais embaixadores da instituição (que são os que participam das atividades de educação ambiental, como cobras, aves e determinados mamíferos).

Informações sobre preços e programação podem ser obtidas nas redes sociais e no site no Zooparque.

Recomendados para você