Atentado em mesquitas da Nova Zelândia deixa ao menos 49 mortos

Atentado em mesquitas da Nova Zelândia deixa ao menos 49 mortos

Um atentado terrorista a tiros contra duas mesquitas da Nova Zelândia, nesta sexta-feira (15), deixou ao menos 49 mortos e 48 feridos, segundo O Globo. Quatro suspeitos, três homens e uma mulher, foram presos.

 

O massacre aconteceu em dois lugares diferentes, uma mesquita na Avenida Deans e outra na Avenida Linwood, ambas na cidade de Christchurch. Um dos atiradores é australiano e foi descrito pelo ministro da Austrália, Scott Morrison, como “um terrorista de extrema direita e violento”.

Segundo autoridades locais, cerca de 41 pessoas morreram em uma mesquita e sete em outra, uma vítima morreu no hospital. As identidades das vítimas não foram divulgadas ainda.

No momento do ataque, a mesquita Masjid al Noor, na Avenida Deans, estava lotada de fiéis, incluindo uma equipe de cricket de Bangladesh. De acordo com testemunhas, os jogadores conseguiram fugir para um parque ao lado do prédio, no Centro da cidade.

Ainda segundo a polícia local, dispositivos explosivos foram encontrados no veículo utilizado por um dos suspeitos.

Durante os ataques às duas mesquitas, o atirador fez uma transmissão ao vivo nas redes sociais. O vídeo dura 17 minutos e mostra o caminho que o atirador fez até a mesquita e os disparos contra os fiéis, segundo o jornal The New York Times.

A polícia segue investigando e fez um alerta a população de evitar mesquitas em todo o país e denunciarem qualquer comportamento suspeito. Além disso, as escolas de Christchurch foram fechadas.

(O Globo)

Recomendados para você