Com 3 mil km de extensão, megatrilha vai conectar cinco estados

Com 3 mil km de extensão, megatrilha vai conectar cinco estados

Uma megatrilha, com 3 mil km de extensão, deverá unir os estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O percurso, que ganhou o nome de Caminho da Mata Atlântica, está sendo construído com a liderança da WWF-Brasil e o apoio do ICMBio, CBME, Abeta, além de federações de montanhistas regionais, órgãos estaduais e grupos locais.

Para tornar essa ideia realidade, uma série de voluntários se engajou no projeto, que começou a ser idealizado em 2012. Com início no Parque Nacional Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul, a trilha deverá passar por diversas áreas de conservação em Santa Catarina, Paraná e São Paulo, terminando no Parque Estadual Desengano, no Rio de Janeiro.

Serão mais de 70 municípios e mais de 70 unidades de convervação, começando no Parque Nacional Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul, passando por Santa Catarina, Paraná e São Paulo, e com término no Parque Estadual Desengano, no Rio de Janeiro.

O projeto foi iniciado em 2012 e uma série de voluntários está enganjado atualmente. O intuito da megatrolha é promover o turismo sustentável nos estados. Até o momento, foi definido um eixo principal, bem como algumas alternativas de trajeto para perfis específicos (como pessoas que desejam seguir o caminho em bicicleta, a cavalo, etc).

Para a definição do percurso, foram priorizadas áreas protegidas, trilhas e roteiros já existentes, incluindo passagens por atrativos importantes e comunidades que tenham demonstrado interesse no projeto. Além disso, buscou-se adequar o trajeto para que existam lugares para pernoite e outras estruturas de apoio próximas.

O caminho tem como inspiração a trilha Appalachian Trail, que liga mais de 90% das unidades de conservação dos Estados Unidos. O projeto brasileiro irá passar por mais de 70 municípios e está recebendo sinalização própria para auxiliar os interessados no percurso.

Clique aqui para saber mais sobre o projeto ou torne-se um voluntário e ajude o Caminho da Mata Atlântica a sair do papel. 

As informações são do Hypeness.

Recomendados para você