Da terra à mesa: sítio em Jundiaí serve café colonial com produtos produzidos no local

Da terra à mesa: sítio em Jundiaí serve café colonial com produtos produzidos no local

Mesa farta, fogão à lenha, muitas frutas e o melhor: contato com a natureza. É isso que o café colonial, servido pelo Bella Mattina, oferece. O local faz parte da Rota da Cultura Italiana, trecho turístico de Jundiaí localizado no bairro Traviú.

O espaço fica dentro do sítio Bela Vista, que pertence à família Thomazetto há três gerações. Fomos recebidos por Bruno Thomazetto, que além de contar a história familiar, nos levou para um tour pelo sítio que, inclusive, é um ótimo local para respirar um ar puro no final de semana.

da terra a mesa sitio em jundiai serve cafe colonial com produtos produzidos no local3Espaço tem decorações que lembram a bandeira italiana. Foto: Tribuna de Jundiaí

A família contribuiu para a história da cultura italiana de Jundiaí, já que o avô, a quem pertencia o sítio, veio para cá e trabalhava como agricultor. Em 2005, a família abriu o local para o turismo rural e, no período da noite, servia panquecas e polenta frita.

A ideia de abrir o sítio para receber os visitantes e oferecer um café da manhã farto partiu de Bruno e de seu pai, Jurandir. “Nossa inspiração foram os cafés do Sul. Nós vimos que abrir esse espaço agregaria ao sítio. Então, tivemos a ideia de abrir um café colonial”, conta Bruno.

da terra a mesa sitio em jundiai serve cafe colonial com produtos produzidos no localMesa farta: esse é o lema do local. Foto: Reprodução/Instagram

O café colonial é servido apenas aos finais de semana e o maior público são famílias, principalmente com crianças, já que, depois de tomar um bom café, é possível fazer turismo pelo sítio e conhecer os moradores do local como galinhas, galos e até o simpático carneiro Jeremias que, além de ciumento, gosta de um carinho.

da terra a mesa sitio em jundiai serve cafe colonial com produtos produzidos no local6Dentre tantas belezas, o carneiro Jeremias chama toda a atenção pelo carinho e ciúmes. Foto: Tribuna de Jundiaí

Nas opções do café são priorizados tudo o que é rural. Os ovos e frutas servidos no café são do próprio Sítio Bela Vista.

da terra a mesa sitio em jundiai serve cafe colonial com produtos produzidos no local2Foto: Reprodução/Instagram

Quem quiser fugir da correria do dia a dia e passar uma manhã “relax” sem precisar ir muito longe, o local é uma boa pedida. O Café Colonial custa R$ 38 por pessoa. Crianças até seis anos não pagam e de 7a 12 anos pagam R$ 20. O local funciona das 8h30 às 12h30, tem estacionamento gratuito e fica na R. Roberto Carbonari, 135 – Traviu, bem próximo à Avenida Comendador Antônio Carbonari, uma das principais do bairro. Quem quiser mais informações pode entrar em contato pelo telefone: (11) 98915-8299.

da terra a mesa sitio em jundiai serve cafe colonial com produtos produzidos no local4Foto: Tribuna de Jundiaí

Recomendados para você