Em um tonel de 110 mil litros, histórias de famílias italianas e sua relação com a uva são preservadas

Em um tonel de 110 mil litros, histórias de famílias italianas e sua relação com a uva são preservadas

Famílias italianas, uva e vinho: três elementos que têm total relação com a história e a cultura de Jundiaí. Foi pensando nisso que a família Brunholi, uma dessas famílias tradicionais italianas que se alocaram em Jundiaí no século passado, contruíram, com o apoio de outras famílias, o Museu do Vinho. 

Situado à frente da adega e do restaurante da família Brunholi, o museu coleciona utensílios, peças, maquinários e informações sobre a história da uva e do vinho em Jundiaí. "O museu foi montado dentro de um tonel de seis metros de altura e com capacidade para 110 mil litros", contou Paulo Brounholi, bisneto dos primeiros Brunholis em Jundiaí, seu Antônio e dona Ema.

museu do vinho e familia brunholi

Dentre as famílias que são lembradas no museu, estão as famílias Balestrin, Fontebasso, Cereser, Marquezin, Bronzeli, Giarola e Brunholi, representando toda uma história de imigração italiana em Jundiaí e a relação destes italianos com o vinho e a uva. O espaço recebe, por fim de semana, cerca de 200 pessoas. 

museu do vinho e familia brunholi 2

Logo ao lado há a adega da família, com as produções locais. Há vinhos, licores, cachaças e caipirinhas. Um dos destaques é a cachaça, que foi medalha de ouro no Festival de Bruxelas. Já a bebida com sabor de Caipirinha é o carro-chefe da adega. Os vinhos também tem fértil produção: cerca de 70 mil litros por ano.

museu do vinho e brunholi 32

O restaurante da família também é bem tradicional e as massas são as mais pedidas, sendo preparadas pela própria família desde o início das atividades. A carta de vinhos é ampla, com rótulos da própria adega e de marcas argentinas, chilenas, sul-africanas, portuguesas, australianas, francesas, italianas e brasileiras.

Há também uma mini-fazenda, um espaço arborizado com diversos animais, redário e bancos distribuídos debaixo das árvores, para os que desejam admirar o lago e descansar depois do almoço.

"Recebemos, principalmente, aquele morador de São Paulo, cansado, que procura pela terra batida e um pouco de natureza", comentou Paulo. 

museu do vinho e brunholi 41

Serviço 

Museu do Vinho e Adega Brunholi

Endereço: Av. Humberto Cereser, 5900 – Caxambu
Horário de Funcionamento: de terça à domingo, das 09h às 17h30

Restaurante Brunholi

Endereço: Av. Humberto Cereser, 5900 – Caxambu
Café da manhã: sábado e domingo das 08h00min às 11h30
Almoço: terça a domingo das 11h30 às 15h30
Jantar: sexta das 19h às 23h e sábado das 19:00 às 23:00

Recomendados para você