Jundiaí recebe turistas de todo o Brasil para a Festa da Uva

Jundiaí recebe turistas de todo o Brasil para a Festa da Uva

Logo no início do ano, Jundiaí abre as portas do Parque da Uva para receber a maior e mais tradicional festa da cidade: a Festa da Uva e do Vinho, que em 2019 realiza a sua 36ª edição.

Com a chegada da festa, a cidade recebe também inúmeros turistas interessados em conhecer a história e os produtos que Jundiaí tem a oferecer, principalmente, as uvas e os vinhos.

E engana-se quem pensa que os visitantes são apenas das cidades da região. Por aqui passaram nos últimos dias moradores de São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.

LEIA TAMBÉM:
Conheça as adegas de vinho jundiaienses que estão expondo na Festa da Uva
Visitantes poderão participar da pisa da uva em adega de Jundiaí
Rota da Uva: cerca de 9 mil pessoas fazem trajeto semanalmente em Jundiaí

Como reflexo do interesse turístico, tanto os hotéis quanto as rotas turísticas de Jundiaí têm ficado muito movimentados nos últimos dias. Como no caso do Hotel Convenience, localizado no Centro da cidade.

Costumeiramente eles já recebem turistas que vêm a Jundiaí para conhecer a cidade, mas nos últimos finais de semana, os hóspedes chegaram com o propósito de visitar a Festa.

“O Convenience é um hotel familiar. Durante a semana recebemos hóspedes que estão na cidade a trabalho. Já aos fins de semana são turistas que chegam para conhecer principalmente a Rota da Uva”, conta a proprietária do hotel, Caroline A. Vendrameto Camargo.

Rotas Turísticas

Atualmente, Jundiaí conta com seis Rotas Turísticas que valorizam a história e os produtores rurais da nossa cidade. Uma das atrações da Festa da Uva é o passeio turístico que leva os visitantes para conhecer as rotas.

"A Festa da Uva é a grande vitrine do turismo que temos. Na Festa, temos a Vila do Vinho com 13 adegas que comercializam os seus produtos. Porém, na cidade temos 24 adegas. As que não estão na Festa da Uva recebem os visitantes por meio do passeio turístico", conta o Gestor de Turismo, Eduardo Alvarez.

A Vinícola do Castanho, que faz parte da Rota Turística do Castanho, foi uma das que recebeu turistas para degustar os vinhos, licores e cachaças produzidos artesanalmente.

jundiai recebe turistas de todo o brasil para a festa da uva 2Aos finais de semana, a vinícola também vende conservas, geleias, massas caseiras e produtos da horta. Foto: Reprodução/Turismo Jundiaí

Nos dois primeiros finais de semana da festa, a vinícola recebeu cerca de 270 turistas. E não para por aí: no último final da Festa da Uva, já estão programadas visitas para mais 200 turistas.

"Indiretamente, ao longo do ano, a festa continua nos ajudando a receber turistas. Os visitantes que vão até nosso stand na Festa da Uva acabam voltando para Jundiaí para conhecer a Vinícola durante todo o ano", conta Ricardo Leme, proprietário da Vinícola do Castanho.

Já na Adega Santa Cecília, ponto que faz parte da Rota Turística da Cultura Italiana, no bairro Traviú, recebeu 970 pessoas nos dois primeiros finais de semana da festa.

O local chama a atenção, já que a adega foi montada dentro de um tonel real em madeira, o que transforma a visita uma experiência muito agradável.

Quem passa por lá pode conhecer e comprar produtos artesanais, além dos vinhos, licores, doces caseiros, molhos e produtos derivados do café.

jundiai recebe turistas de todo o brasil para a festa da uva 1O Sítio Santa Cecília produz, desde 1974, vinhos elaborados com uvas cultivadas em suas terras. Foto: Tribuna de Jundiaí

Patrícia Tranquedi, proprietária da adega junto com o marido Márcio Tranquedi, contou ao Tribuna de Jundiaí que a opinião dos turistas é unânime: todos elogiam a organização da festa e ficam impressionados com as rotas turísticas. E o melhor de tudo: eles sempre voltam.

"Tem visitantes que vieram no grupo, mas acharam que foi pouco tempo aqui, então voltaram de carro, para ficarem mais à vontade", conta Patrícia.

E, falando nesse assunto, o gestor Eduardo Tavarez conta que um dos objetivos da Festa da Uva é exatamente esse: dar um gostinho de quero mais.

"A intenção é que as pessoas queiram voltar a Jundiaí e desfrutar do nosso turismo, que tem uma base rural. Das seis rotas que temos, cinco compõem a rota rural, ligadas ao agronegócio e à produção de vinho. Isso agrega muito valor à uva, que é o produto de Jundiaí, sem contar como isso valoriza o agricultor da nossa cidade. A Festa da Uva é um Natal a mais que os agricultores têm no ano", conta o gestor.

Como conhecer o turismo de Jundiaí?

Quem quiser saber mais sobre as Rotas Turísticas de Jundiaí, pode acessar o site com todas as informações como endereços, contatos, histórias e o que você encontra por lá (clique aqui).

A Festa da Uva entra em seu último final de semana, então quem ainda não passou por lá, pode aproveitar a sexta (1), o sábado (2) e o domingo (3) para conhecer as atrações da tão famosa e tradicional festa da cidade.

Recomendados para você