Em trem da década de 60, Expresso Turístico sai de São Paulo para passeio em Jundiaí

Em trem da década de 60, Expresso Turístico sai de São Paulo para passeio em Jundiaí

Os mesmos trilhos que impulsionaram o desenvolvimento do Estado de São Paulo a partir da segunda metade do século XIX, agora estão disponíveis para levar-nos à uma viagem inesquecível por meio da história, da cultura, da arquitetura e do meio ambiente.

Por meio da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos e pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), é realizado o Expresso Turístico, serviço ferroviário inaugurado em 18 de abril de 2009.

O objetivo ligar pontos de interesse turístico localizados ao longo da malha férrea. São três trajetos com saída da estação da Luz: Jundiaí, Mogi das Cruzes e Paranapiacaba.

Neste mês de fevereiro, o calendário conta com três passeios para Jundiaí. O primeiro já acontece no primeiro final de semana, sábado (2), porém já está com as vagas esgotadas. O segundo e o terceiro acontecem nos dias 16 e 23 de fevereiro, respectivamente, e ainda têm vagas disponíveis.

expresso turistico sai de sao paulo para passeio turistico em jundiai 2O passeio ainda conta com a presença de funcionários da empresa vestidos à caráter, dando a sensação de “volta no tempo”. Foto: Reprodução/CPTM

O passeio

O trajeto é realizado semanalmente aos sábados, com saída às 8h30 na Estação da Luz e retorno às 16h30 na Estação Jundiaí. A viagem é feita a bordo de uma charmosa locomotiva da década de 50, totalmente reformada.

O trem segue pela estrada de ferro implantada em 1867 pela antiga SPR (São Paulo Railway Co.), empresa de capital inglês. Essa foi a primeira ferrovia de São Paulo e foi construída para levar, principalmente, o café produzido na região de Jundiaí até o Porto de Santos.

expresso turistico sai de sao paulo para passeio turistico em jundiai 1Locomotiva da década de 60 é usado para o passeio. Foto: Reprodução/CPTM

Atualmente chamada Linha 7-Rubi, ela ainda conta com estações construídas pela SPR, facilmente identificadas pela arquitetura em estilo inglês, como Perus, Caieiras e Jaraguá.

Chegando à cidade, os turistas tem os roteiros opcionais, que não são de responsabilidade da CPTM e são pagos diretamente às agências de turismos. Os roteiros tradicionalmente oferecidos são:

Roteiro Rural (Circuito das frutas):
Passeio nas fazendas produtoras da região

Roteiro Ecológico:
Passeio na Serra do Japi

Roteiro Cultural:
Passeio pelo patrimônio histórico

Trem Expresso

A viagem é feita a bordo de uma composição, formadas por dois carros de aço inoxidável fabricados no Brasil na década de 60 e tracionados por uma locomotiva a diesel, da CPTM. Cedidos pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), os vagões foram totalmente restaurados pela CPTM.

O serviço foi desenvolvido para aqueles que enxergam na ferrovia, muito mais que um meio de transporte eficiente para os seus deslocamentos, uma excelente oportunidade para conhecer sua história, criando uma nova opção de turismo na Região Metropolitana de São Paulo.

Como fazer o passeio e conhecer os outros trajetos?

Quem tiver interesse em fazer o passeio de Jundiaí, Mogi das Cruzes e Paranapiacaba, pode acessar o site da CPTM e conferir os trajetos e tarifas.

As tarifas variam de acordo com a quantidade de acompanhante no passeio.

Recomendados para você