20 opções de lugares para aproveitar o outono em Jundiaí

20 opções de lugares para aproveitar o outono em Jundiaí

Neste dia 20 de março damos as boas vindas ao outono, estação responsável pela transição entre o verão e o inverno. Aqui no Hemisfério Sul, a estação tem início entre os dias 20 e 21 de março e termina entre 20 e 21 de junho.

No outono, as temperaturas diminuem gradativamente, as folhas das árvores tendem a cair, indicando a transição de estações com características bem distintas. Além disso, as folhas das árvores também apresentam tons amarelados.

Para curtir mais essa estação tão queridinha, já que agrada quem não gosta muito do calor e aqueles que não gostam muito do frio também, separamos algumas opções de lugares para visitar em Jundiaí durante o outono. Olha só:

Vale das Frutas

20 opcoes de lugares para aproveitar o outono em jundiai 1Foto: Reprodução/Turismo Jundiaí

Talvez você já tenha ouvido falar do 'colha e pague'. Em Jundiaí, o Vale das Frutas oferece a opção dos visitantes experimentarem um pouco da vivência no meio rural: em meio a quase 50 tipos de frutas diferentes, é possível andar pelas plantações, colher suas frutas e depois pagar pelo o que colheu.

Além disso, o espaço oferece um café da manhã tipicamente rural, mas apenas com agendamento.

O Vale das Frutas fica localizado na rua Ordival Righi, 880, no bairro Corrupira. É necessário fazer reserva pelo telefone: (11) 4582-5782 ou 99989-5154.

Vinícola do Castanho

20 opcoes de lugares para aproveitar o outono em jundiai 2Foto: Reprodução/Facebook

Na Rota do Castanho, é possível visitar a vinícola e desfrutas de bons momentos de tranquilidade. Lá, o visitante pode provar vinhos, licores, cachaças, todos produzidos artesanalmente. Aos finais de semana, a vinícola também vende conservas, geleias, massas caseiras e produtos que saem direto da horta.

A vinícola fica na Travessa dos Patos, 1050, bairro do Castanho (Km 55,5 da Rodovia Tancredo Neves – Estrada Velha para São Paulo). O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 8h às 17h30. Domingo e feriados das 8h30 às 12h30.

Adega Santa Cecília

20 opcoes de lugares para aproveitar o outono em jundiaiFoto: Tribuna de Jundiaí

Já na Rota da Cultura Italiana, os visitantes encontram a Adega Santa Cecília, que além de oferecer produtos artesanais, vinhos, licores, molhos caseiros e produtos derivados do café, conta com um ambiente acolhedor e muito temático, já que a adega fica dentro de um enorme tonel de madeira que, antigamente, era usado na produção de vinho.

A adega fica na avenida Comendador Antônio Carbonari, 3384, no bairro Traviú. O horário de funcionamento é de quarta a sábado das 8h às 18h. Domingo das 8h às 16h.

Bella Mattina

20 opcoes de lugares para aproveitar o outono em jundiai 3Foto: Tribuna de Jundiaí

Quem gosta de turismo rural e com direito a um delicioso café colonial, pode visitar o Bella Mattina. Por lá, eles oferecem a opção de um farto café da manhã em um ambiente rústico e acolhedor, típico do campo.

São mais de 70 opções preparados ali na cozinha do local. Além disso, os visitantes também podem visitar o empório e comprar alguns produtos artesanais.

O Bella Mattina fica na Rua Roberto Carbonari, 135, no bairro Traviú. Eles abrem apenas aos sábados e domingos, das 8h30 às 12h30.

Haras Terra Nova

20 opcoes de lugares para aproveitar o outono em jundiai 4Foto: Reprodução/Facebook

Quem gosta de ter contato com a natureza e ainda andar de cavalo, tem uma boa opção de passeio em Jundiaí. O local conta com várias atividades e até aulas. Eles oferecem passeios em grupo por trilhas ecológicas, sempre com o acompanhamento de um guia.

Quem já souber andar de cavalo, é só ir e curtir o passeio. Quem nunca teve a oportunidade de aprender, pode optar por fazer aulas avulsas ou mensais de equitação, tanto para crianças quanto para adultos.

O Haras Terra Nova fica na avenidade Engenheiro Tasso Pinheiro, 3523, no bairro Terra Nova. É necessário agendar horário para as visitar pelo telefone (11) 96487-9837 ou 4599-7039.

Clamar Conservas Artesanais

20 opcoes de lugares para aproveitar o outono em jundiai 5Foto: Tribuna de Jundiaí

Em meio a natureza e com muito ar puro, a Clamar Conserva oferece aos visitantes individuais ou em grupo, diversas opções de geleias, patês, molhos, doces, vinhos e também, a opção de um passeio por uma trilha que fica ali, próximo ao local.

É um ótimo lugar para se visitar com a família aos finais de semana. A Clamar fica lozalida na avenida Engenheiro Tasso Pinheiro, 800, na bairro Terra Nova. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 12h às 17h30 e aos sábados, das 8h30 às 16h.

Adega Beraldo Di Cale

20 opcoes de lugares para aproveitar o outono em jundiai 6Foto: Tribuna de Jundiaí

Mais uma opção para os jundiaienses ou moradores da região que são fãs de vinhos, licores e outros produtos típicos da fazenda.

A adega Beraldo Di Cale fica localizada em uma belíssima área rural e, na época de colheita, é possível provar das fruta que são produzidas por lá. Os vinhos são feitos de maneira artesanal e com produção limitada, garantindo as características ideias de paladar, cor e aroma.

Quem quiser provar pratos da gastronomia italiana, pode aproveitar e almoçar ali mesmo, no restaurente. Eles servem especialidades como o Risoto Caipira de Bacalhau, Costelas Suínas à Moda do Chef e Escalopes de Filé Mignon ao molho Roti. Além de porções variadas e vinhos da casa.

A adega fica na Estrada Municipal de Jarinu, Km 12, no bairro Caxambu. O horário de funcionamento é de terça a sábado, das 8h30 as 17h30 e de domingo, das 9h às 17h.

Fazenda Nossa Senhora da Conceição

20 opcoes de lugares para aproveitar o outono em jundiai 7Foto: Reprodução/Turismo Jundiaí

Um passeio cheio de história e paisagens de tirar o fôlego. A Fazenda Nossa Senhora da Conceição foi construída em 1810. Atualmente a fazenda dedica-se ao turismo rural e cultural.

São 30.000 metros quadrados de muita área verde, com lagos, trilhas, restaurante, loja de artesanato com doces, pães, café orgânico e vinhos caseiros, capela secular, passeios de trator e charrete, playground para crianças até 10 anos.

Por lá é possível visitar o Museu do Café, um dos roteiros do projeto de turismo cultural desenvolvido por monitores. Dentro do museu, os visitantes percorrem duas salas com exposição de fotos e um rico acervo da família Serra Negra.

Mesa de degustação de café e documentos históricos também fazem parte do acervo, que ainda conta a história dos imigrantes.

A fazenda fica localizada na Rodovia Engenheiro Constâncio Cintra, km 72,5, no bairro Mato Dentro. O horário de funcionamento é de sábado, domingo e feriados, das 11h30 às 15h30.

Adega Maziero

20 opcoes de lugares para aproveitar o outono em jundiai 8Foto: Tribuna de Jundiaí

Tradicional na cidade, a Adega Maziero foi fundada há mais de 127 anos e ficou conhecida por servir vinho para o Papa Bento XVI em sua vinda ao Brasil. Entre 23 adegas de todo o Brasil, a Maziero foi selecionada para servir o vinho que seria usado para celebrar a missa.

Dentre as variedades estão os vinhos Suave, Seco, Branco, Rose, entre outros. A adega fica na avenida Maria Negrini Negro, 2051, na bairro Caxambu. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 8h às 18h e aos domingos, das 8h às 16h.

Bosque Jardim Copacabana

20 opcoes de lugares para aproveitar o outono em jundiai 9Foto: Prefeitura de Jundiaí

Com um espaço de 8,4 mil metros quadrados, possui playground, academia ao ar livre, deck panorâmico, iluminação, banheiros e pista de caminhada com 870 metros.

A área é toda cercada, iluminada e conta ainda com paisagismo. O parque fica localizado na rua José Tonelli, s/n, no Jardim Copacabana. Ele funciona diariamente, das 6h às 20h.

Jardim Botânico Jundiaí

20 opcoes de lugares para aproveitar o outono em jundiai 10 11Foto: Reprodução/João Gibb

O Jardim Botânico de Jundiaí conta com uma área de 150.000 m², vários jardins temáticos, entre eles japonês com uma pequena cascata, africano com plantas típicas da região, e italiano, com vários canteiros e estátuas.

Possui ainda um pequeno espaço dedicado às plantas aromáticas e medicinais, viveiros de mudas, estufa de cactáceas e suculentas, orquidário, cachoeiras, trilhas e ciclovias que ligam o Jardim Botânico ao Parque da Cidade.

As espécies de plantas estão catalogadas e identificadas e a fauna é composta por várias espécies de borboletas, aves, roedores, lagartos, peixes e outros animais.

O jardim fica localizado na avenida Antônio Frederico Ozanam, 6400 / Av. Navarro de Andrade, 120, no Jardim Botânico. Ele funciona diariamente, das 8h às 18h.

Parque Botânico Eloy Chaves

20 opcoes de lugares para aproveitar o outono em jundiai 11Foto: Reprodução/Diego Bueno

O Parque Botânico Eloy Chaves, no bairro Eloy Chaves, tem 41 mil m² de área verde preservada e abriga a primeira academia ao ar livre da cidade.

Além de totalmente gratuito, o local reúne 21 equipamentos de ginástica, sendo dois destinados aos portadores de mobilidade reduzida, com mais de 40 possibilidades de exercícios.

O parque fica localizado na avenida Benedito Castilho de Andrade, 1000, no bairro Eloy Chaves. O horário de funcionamento é de segunda a sexta das 6h às 19h. Sábado, domingo e feriado das 7h às 19h.

Parque Botânico Tulipas

20 opcoes de lugares para aproveitar o outono em jundiai 12Foto: Reprodução/José Carlos Assis

Com área de 125 mil m², o Parque Botânico Tulipas tem academia, quadra poliesportiva, quadras de areia, playground, 2 km de ciclovias, 3 km para caminhadas, cinco cachoeiras, cinco lagoas, dez pontes de madeira, 15 quiosques, biblioteca (para os usuários poderem fazer suas leituras junto à natureza), rede wi-fi gratuita, duas portarias e túnel de ligação entre duas áreas. O espaço é todo cercado.

Não é permitida a entrada de animais domésticos.

O parque fica localizado na rua Congani Bocalão, 34, no Jardim das Tulipas. Ele funciona diariamente das 6h às 18h.

Parque da Uva

20 opcoes de lugares para aproveitar o outono em jundiai 13Foto: Reprodução/João Gibb

O Parque da Uva é conhecido pela realização de grandes eventos, como a Festa da Uva, a Feira da Amizade, shows, apresentações culturais, entre outros. Inaugurado em 1953 e reestruturado em 2004, o local conta com internet Wi-Fi gratuita para seus visitantes, espaços arborizados, estacionamento gratuito e aparelhos de ginástica ao ar livre.

O parque fica localizado na avenida Jundiaí, s/n, no bairro Anhangabaú. Ele funciona diariamente, das 7h às 18h.

Parque da Cidade

20 opcoes de lugares para aproveitar o outono em jundiai 14Foto: Reprodução/Diego Bueno

O Parque da Cidade fica às margens da represa que abastece Jundiaí, e é um dos mais visitados pela população jundiaiense.

Com 500.000 m², oferece áreas para piquenique, caminhadas ecológicas, leitura e diversão. Conta com duas pistas de cooper de 2,1 quilômetros cada, aparelhos de ginástica, bebedouros, sistema de som e duchas.

O local conta, também, com jardim japonês, anfiteatro ao ar livre e áreas para apresentações artísticas. Há ainda parque de diversões, mesas de jogos (xadrez, damas e dominó), quadras poliesportivas, futebol de areia, trilhas e um pier para pequenas embarcações.

Não é permitida a entrada de animais domésticos, o estacionamento e a entrada são gratuitos e o espaço é adaptado para portadores de necessidades especiais.

O parque fica na Rodovia João Cereser, km 66, bairro Pinheirinho. Ele funciona diariamente das 6h30 às 19h, com entrada permitida somente até às 18h.

Parque do Engordadouro

20 opcoes de lugares para aproveitar o outono em jundiai 15Foto: Reprodução/Diego Bueno

A área do lazer do Engordadouro está adaptada, inclusive, com bebedouros “pets”, para receber os bichinhos por meio do projeto-piloto “Vamos Juntos ao Parque”. Lagos, praias, mirantes, quiosques de sapê, academia ao ar livre, parque infantil, paraciclos, quadras poliesportiva e de areia, além de piso tátil para a acessibilidade de deficientes visuais formam o complexo “Ângelo Costa”.

São ao menos 3,8 mil metros de trilhas em concreto, que inclui pistas de caminhada e ciclovias, além de outros 2 mil metros de trilhas em pedrisco.

O parque fica na avenida André Costa, 1595, no bairro Morada das Vinhas. Ele abre diariamente, das 6h às 19h.

Parque do Corrupira

20 opcoes de lugares para aproveitar o outono em jundiai 16Foto: Reprodução/Prefeitura de Jundiaí

O Parque do Corrupira possui dezenas de quiosques, cada qual com sua churrasqueira, uma área para eventos onde se realizam espetáculos populares, trenzinho, sistema de som, áreas para piqueniques, além de amplo estacionamento para carros.

As crianças até 12 anos podem se divertir nos parquinhos. O trenzinho funciona de quinta, sexta e sábados, das 15h às 16h. E aos domingos, 13h30 às 16h.

É proibido entrar com animais, bicicletas, patins ou patinetes ou soltar pipa.

O parque fica localizado Av. Nicola Accieri, 1900, no bairro Corrupira. Ele funciona de quinta a domingo, das 8h às 17h.

Parque Ecológico Morada das Vinhas

20 opcoes de lugares para aproveitar o outono em jundiai 17Foto: Reprodução/Prefeitura de Jundiaí

O Parque Ecológico Morada das Vinhas José Roberto Mota ‘Barroca’, um local onde antes havia um ponto ilegal de descarte de entulho, tem como novidade um Ecoponto, onde a população pode descartar gratuitamente entulho, pneus, madeiras, galhos, eletroeletrônicos, pilhas, baterias, lâmpadas, óleo de cozinha e material reciclável.

O local conta também com academia ao ar livre; equipamento adaptado para pessoas com deficiência; playground com brinquedo adaptado para criança com deficiência; horta com plantas medicinais; campo de malha; espaço para leitura; deck panorâmico; ponte de madeira suspensa; exposição permanente de grafite.

Também é possível levar animais de estimação para passear dentro do local, pelo programa Vamos Juntos ao Parque.

O parque fica localizado na avenida Uva Niagara, s/n, no bairro Morada das Vinhas. Ele funciona diariamente, das 7h às 19h. Já o Ecoponto, funciona de segunda a domingo, das 6h às 19h. Não é permitido o descarte de animais mortos, medicamentos, lixo hospitalar e material orgânico.

Parque Jardim do Lago

20 opcoes de lugares para aproveitar o outono em jundiai 18Foto: Reprodução/João Gibb

O Parque do Jardim do Lago foi inaugurado em 2015 e conta com área de lazer com duas quadras poliesportivas, dois playgrounds, duas academias ao ar livre, pista de skate, circuito de slackline, pista de caminhada com cerca de dois quilômetros e dois vestiários.

O parque fica lozalidao entre as ruas José Pedro de Oliveira e a avenida dos Expedicionários, no bairro Jardim do Lago. Ele funciona diariamente, das 6h às 20h.

Unidade de Desenvolvimento Ambiental (Unidam)

20 opcoes de lugares para aproveitar o outono em jundiai 19Foto: Reprodução/Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Desenvolvimento Ambiental (Unidam) é o local onde é desenvolvido o cultivo de plantas ornamentais e arbóreas, cujos mais de 170 tipos de mudas são usados em praças, jardins, calçadas e próprios públicos para o paisagismo e o reflorestamentoda cidade.

Além disso, a Unidam possui uma horta e conta com uma academia ao ar livre e uma pista de caminhada, sendo aberta à população diariamente, das 7h30 às 17h. O local conta ainda com uma usina de compostagem, que transforma galhos de poda em substrato para as plantas.

A Unidam fica localizada na rua Ernesto Gonçalves Rosa Junior, 150, no Jardim Florestal. Funciona diariamente, das 7h30 às 17h.

Sobre as Rotas Turísticas

Jundiaí conta com seis rotas turísticas que levam o visitante à uma verdadeira imersão na cultura e história da cidade. Boa parte das rotas se encontram em áreas envolvidas pela natureza e oferecem opções gastronomicas que casam muito bem com o outono, principalmente, as adegas.

Quem quiser conhecer e saber o que cada uma das rotas turísticas oferecem, pode acessar o site e ver as informações, fotos e localizações.

 

Recomendados para você