Russomanno lidera pesquisa para o Governo do Estado de SP

Russomanno lidera pesquisa para o Governo do Estado de SP

O deputado federal Celso Russomanno (PRB) novamente lidera uma corrida por um cargo no Executivo. A pesquisa Datafolha de intenção de votos para o governo de São Paulo em 2018, divulgada nesta segunda-feira, mostra o parlamentar em primeiro lugar, com 25% do eleitorado.

A situação já havia acontecido em duas disputas para a prefeitura de São Paulo. Em 2012 e 2016, o deputado federal esteve à frente das pesquisas durante boa parte das campanhas, mas não conseguiu nem chegar ao segundo turno.

De acordo com a pesquisa, publicada nesta segunda-feira pelo pelo jornal "Folha de S.Paulo", Russomanno é seguido nas intenções de voto pelo prefeito de São Paulo João Doria (PSDB), com 19%, e o presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf (PMDB), com 13%.

O Datafolha testou sete cenários diferentes para o governo estadual. Doria é o candidato do PSDB com mais intenções de voto. O senador José Serra tem, no melhor dos cenários, 14% do eleitorado, enquanto José Aníbal aparece com 2%.

Com relação aos candidatos petistas, o nome do partido com mais eleitores em potencial é o do ex-prefeito Fernando Haddad, que atinge 9% das intenções de voto, dependendo de quem são seus adversários. Já o ex-prefeito de São Bernardo Luiz Marinho, que lançou sua pré-candidatura na sexta-feira, chega a 3%.

Outros nomes que podem participar da disputa pelo governo do estado, como o vice-governador Márcio França (PSB), o deputado Rodrigo Garcia (DEM), o ministro Gilberto Kassab (PSD) e o ex-deputado Gabriel Chalita (PDT), têm entre 2% e 5%, de acordo com o Datafolha.

O desempenho de Russomanno nas pesquisas está ligado, segundo analistas, à fama do deputado como apresentador de TV. Ele apresenta um programa de defesa de direitos do consumidor na TV aberta, o que faz com que seu nome seja frequentemente lembrado por eleitores antes que a campanha comece.

Na última eleição municipal, em 2016, Russomanno liderou a disputa durante quase toda a campanha, mas amargou apenas o terceiro lugar. Ele chegou a ter 34% das intenções de voto, mas terminou as eleições com 14%. A disputa foi vencida no primeiro turno por João Doria (PSDB).

Durante a campanha, os adversários exploraram uma dívida trabalhista cobrada na Justiça por funcionários de um bar em Brasília, que teve Russomanno como um dos proprietários. Além disso, um vídeo do deputado brigando com a funcionária de um supermercado que se recusou a vender apenas um rolo de papel higiênico, foi mostrado como exemplo do "destempero" do deputado.

Já em 2012, o deputado encabeçou as pesquisas até duas semanas antes da eleição municipal. No entanto, o segundo turno foi disputado entre José Serra (PSDB) e Fernando Haddad (PT), que acabou sendo eleito.

Em 25 de setembro daquele ano, o Ibope dava 35% das intenções de voto a Russomanno, enquanto Haddad tinha 18% e Serra 17%. Na véspera do primeiro turno, em outubro, o deputado despencou para 22%, mesmo índice do petista e do tucano.

O tiro de misericórdia na campanha de Russomanno em 2012 foi dado pelo bunker de Haddad, que passou a exibir no horário eleitoral uma propaganda sobre a proposta do deputado para o transporte de ônibus na cidade. Russomanno defendia a cobrança da tarifa proporcional à distância percorrida, o que faria com que moradores de bairros mais periféricos pagassem mais pelo transporte público do que os que vivem próximos do centro, por exemplo.

Apesar da performance abaixo do indicado pelas pesquisas para cargos no Executivo, Russomanno tornou-se, em 2014, o campeão de votos do país para a Câmara dos Deputados, conquistando 1.524.361 eleitores, ou 7,26% dos votos válidos.

O deputado também já tentou se eleger governador de São Paulo em 2010 pelo PP. Começou com 10% das intenções de voto, mas acabou com 5% na disputa vencida por Geraldo Alckmin (PSDB).

Recomendados para você