Coibir a corrupção é foco de projeto de lei na Câmara de Jundiaí

Coibir a corrupção é foco de projeto de lei na Câmara de Jundiaí

Na sessão da Câmara Municipal desta terça-feira (18), o vereador Edicarlos Vieira (PSD) apresentou seu primeiro projeto, que prevê a vedação da participação em licitações e a contratação de empresas cujos sócios ou proprietários tenham condenação por improbidade administrativa, crimes contra a Administração Pública ou outros ilícitos que impliquem malversação de recursos públicos.

O vereador estreou na tribuna com apoio e aprovação de todos os colegas do legislativo, que chegaram a paralisar a sessão para rever um item do projeto e propor uma emenda. Após a aprovação do projeto foi então votada a emenda que muda a vedação prevista, de 2 para 5 anos. Edicarlos explicou que a intenção é garantir que as licitações sejam responsáveis e que nenhuma pessoa com impedimento legal possa participar de ações dentro da administração publica, quanto a emenda o vereador justificou: “Após um adendo dos colegas resolvemos mudar a vedação para 5 anos, mesmo prazo que o Código de Processo Penal usa para a reabilitação.”

Emenda

A Proposta de emenda à Lei Orgânica do Município, que foi aprovada em primeiro turno no dia 14 de março, retornou a tribuna para ser votada em segundo turno, a proposta de autoria do vereador Faouz Taha (PSDB) prevê entre as atribuições e responsabilidades da Guarda Municipal no Projeto Anjos da Guarda, incluir ações educativas e preventivas de segurança nos acessos e entornos das escolas. A modificação faz com que, independente do governo em atuação, as ações exercidas pela corporação sejam mantidas. Faouaz ficou satisfeito com a aprovação já que trata se da segurança da população, e contribui para a redução do índice de criminalidade.

Executivo

O projeto de autoria do prefeito municipal, Luiz Fernando Machado que altera o Plano de Cargos, Salários e Vencimentos da Prefeitura Municipal, para modificar a descrição do cargo de Agente de Serviços Operacionais, foi aprovado e agora a ação passa a englobar ações de tratos com os cães da GM e também na COBEMA.

Adiamento

O vereador Marcelo Gastaldo pediu o adiamento do projeto que está na câmara desde 2014 e prevê a regulação do uso de aparelho portátil de reprodução de música em locais de acesso público. Se não houver mais adiamentos o projeto deve ser votado no dia 02 de maio.

Moções

Além disso, as duas moções também foram aprovadas, uma do vereador Wagner Ligabó de apoio à posição do Presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Ministro Ives Gandra Da Silva Martins Filho, pela extinção da obrigatoriedade de recolhimento da contribuição sindical dos trabalhadores, e outra do vereador Rafael Antonucci , também de apoio à Medida Provisória 751/16, do Presidente da República, que institui o Programa Cartão-Reforma, de concessão de subvenção social familiar para compra de material de construção.

Os homenageados desta semana foram os grupos de escoteiros de Jundiai

 

Homenagens

Os homenageados desta semana foram os grupos de escoteiros de Jundiaí, que comemoram o Dia do Escoteiro no próximo domingo (23). A data já faz parte do calendário municipal de eventos desde 2013, através de projeto de autoria do Vereador Paulo Sergio Martins.

Recomendados para você