Afinal, o que é a Ursal, citada pelo candidato Cabo Daciolo?

Afinal, o que é a Ursal, citada pelo candidato Cabo Daciolo?

Uma pergunta feita pelo candidato Cabo Daciolo (Patriota) ao candidato Ciro Gomes (PDT) no debate deixou muita gente curiosa e virou 'meme' nas redes sociais. "O que pode falar sobre o Plano Ursal? Tem algo a dizer para a nação brasileira?", questionou, logo depois de citar o envolvimento de Ciro Gomes no Foro de São Paulo.

O candidato do PDT negou ser fundador do Foro de São Paulo. Depois, Daciolo argumentou que Ursal é a União das Repúblicas Socialistas da América Latina, que seria uma aspiração de união da América do Sul, formando uma única ação, a "Pátria Grande".

Na internet, páginas de direita denunciam o suposto "Dossiê Ursal", que seria um sonho dos "comunistas". Tal dossiê aponta 100 denúncias que comprovariam a cumplicidade do PSDB para encobrir o "golpe comunista que o PT planeja aplicar no Brasil".

Após o debate, internautas fizeram piada com a fala do candidato e o assunto foi um dos mais comentados do Twitter Brasil em toda essa sexta-feira (10).

Foro de São Paulo

Já o Foro de São Paulo, citado por Cabo Daciolo, realmente existe. Trata-se de um encontro de partidos políticos e organizações não governamentais de esquerda da América Latina e Caribe para discutir algumas alternativas a respeito de políticas neoliberais, bem como interação econômica, política e cultural da região.

Segundo algumas organizações, há atualmente 100 partidos e organizações participando dos encontros. As posições políticas variam de partidos social-democratas até organizações comunitárias.

Ciro Gomes afirmou que o Foro de São Paulo realmente existiu. O propósito era "reunir aquilo que estava fora do poder, no meio das ditaduras da América Latina, como oposição à esquerda", disse o candidato a presidente em vídeo que circula na internet.

De acordo com a Veja, é a maior organização política latino-americana representada por governantes e políticos esquerdistas. A entidade foi fundada em 1990 por Lula e Fidel Castro, aponta o blogueiro Felipe Moura Brasil, discípulo do filósofo Olavo de Carvalho.

Recomendados para você