PT registra candidatura de Lula a presidente

PT registra candidatura de Lula a presidente

Nesta quarta-feira (15) o Partido dos Trabalhadores (PT) registrou na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República. Como vice está o ex-prefeito Fernando Haddad.

Antes do registro, uma marcha de militantes foi até ao TSE e realizaram um ato em frente ao tribunal com carros de som e discursos de apoio ao ex-presidente. A candidatura foi protocolada às 17h20, uma hora e meio antes do prazo final, que era às 19h. O relator do registro de Lula será o ministro Luís Roberto Barroso.

No mesmo dia, os advogados de Lula também pediram ao TSE para esclarecer se o ministro Luís Roberto Barroso deve ser mantido como relator do registro ou se a análise deve passar para o ministro Admar Gonzaga, uma vez que foi ele quem recebeu dois questionamentos sobre a candidatura. Uma do Movimento Brasil Livre (MBL) e outra do ator Alexandre Frota.De acordo com a defesa, o objetivo não é contestar a relatoria de Barros, mas deixar claro a qual ministro que os advogados devem se reportar.

Além de Lula, também registram a candidatura nesta quarta-feira os candidatos Henrique Meirelles (MDB), João Goulart Filho (PPL) e Eymael (DC). Com isso, são 13 candidatos a presidente na eleição desde ano, sendo o maior número desde a eleição de 1989.

Recomendados para você