Campanha de doação de medula óssea será dia 29 em Jundiaí

Campanha de doação de medula óssea será dia 29 em Jundiaí

Para ampliar o banco de doadores de medula, o grupo de voluntários Medula Óssea Jundiaí, em parceria com o Hemocentro da Unicamp, promovem a 4ª Campanha de Doação de Medula Óssea no dia 29 de setembro, das 9h às 13h, na Escola Estadual Bispo Dom Gabriel Paulino Bueno Couto. No dia, serão realizados cadastros dos doadores e a coleta de uma amostra de sangue.

Um em cada 100 mil pessoas. Essa é a chance de encontrar um doador de medula óssea compatível entre pessoas sem laço de parentesco. Entre pessoas da mesma família as chances são de 25%. Com estes dados do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) é possível afirmar que o transplante de medula óssea é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias e outras doenças do sangue.

Cada hemocentro possui uma cota de cadastramento, estabelecida pelo Ministério da Saúde. Para esta campanha, serão mil cadastros, o que, segundo Sueli Silva, uma das organizadoras, é um número bem expressivo, tendo em vista o que havia sido estabelecido para as campanhas anteriores. "Quanto mais cadastros, mais as chances de quem precisa encontrar doadores compatíveis", reforça.

Quem pode ser doador?

Para se cadastrar como doador, é preciso ter entre 18 e 55 anos, estar em bom estado geral de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante e comparecer ao local da campanha alimentado, munido de RG, CPF e, quem tiver, o Cartão Nacional de Saúde (CNS). No dia do cadastro, será coletada uma amostra de sangue de aproximadamente 10 ml, que será submetida a um teste de laboratório para identificação das características do doador.

O resultado do exame e os dados pessoais serão incluídos no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Caso haja compatibilidade entre os dados genéticos de doadores e pacientes, o doador será convocado para fazer novos exames. Uma vez confirmada a compatibilidade e o estado de saúde do doador, ele será convidado a fazer a doação.

Serviço

4ª Campanha de Doação de Medula Óssea
Dia 29 de setembro, das 9h às 13h
E.E. Bispo dom Gabriel Paulino Bueno Couto (antigo Instituto)
Rua do Retiro, 680 – acesso pelo portal lateral, na rua Culto à Ciência

Recomendados para você