Dente do siso pode ocasionar problemas como cáries e inflamações

Dente do siso pode ocasionar problemas como cáries e inflamações

O dente do siso, também conhecido como terceiro molar, nasce muito tardiamente, normalmente aos 18 anos, e nem sempre encontra espaço na boca. Por conta disso, a maioria das pessoas precisam retirá-lo, mesmo quando ele não causa incômodos.

De acordo com a odontologista Fernanda Guerino, um dente do siso semi incluso, isto é, um dente que fica aparecendo só um pedacinho através da gengiva, pode ocasionar uma série de outros problemas que interferem na saúde bucal.

"Se não forem retirados, eles podem provocar cárie no dentre da frente devido ao grande acúmulo de alimentos e a dificuldade de higienização. Além disso, pode gerar problemas inflamatórios e infecciosos", explica.

E é por isso que é necessário, tão logo o dente nasça, que o paciente passe por uma consulta com um dentista que possa verificar a condição deste terceiro molar.

"Se ele causar infecção ou inflamação, como pericoronarite, o quadro do paciente pode desencadear dor, dificuldade mastigatória e que, se não tratado corretamente, pode evoluir para uma infecção de moderada a severa", conta.

"É comprovada e amplamente aceita no meio odontológico que a remoção precoce destes dentes, quando indicada, é a forma mais simples e de menor sofrimento ao paciente de prevenir doenças e outras complicações", finaliza Fernanda.

E você que ainda tem o dente do siso, já foi ao dentista verificar como ele está?

Consultório

Rua Siqueira de Moraes, 578 7º Andar sala 704 - Centro
11 4807-5284
11 97206-2940

Recomendados para você