Saiba como melhorar a harmonia do rosto, evitar roncos e problemas com mastigação

Saiba como melhorar a harmonia do rosto, evitar roncos e problemas com mastigação

Você já ouviu falar sobre cirurgia ortognática? Trata-se de um procedimento para solucionar problemas com o maxilar e mandíbula e, consequentemente, melhorar a estética facial.

Muitas pessoas procuram pela cirurgia por conta do queixo ser pequeno ou avantajado demais e, através do procedimento, é possível deixar o rosto mais harmonioso. Porém, a cirurgia ortognática tem funções que vão além da estética. Ela pode ajudar também quem sofre com ronco, respiração bucal, exposição excessiva de gengiva e dificuldade de fechar os lábios.

Para o Dr. Fernando Zahorcsak, cirurgião dentista com residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial e pós-graduado em Implantes Dentários, problemas relacionados à face podem ser prejudiciais à saúde como um todo.

“Eles afetam tanto a saúde física, como a psicológica. Todo problema pode ser resolvido quando se encontra profissionais capacitados e especializados”, afirma.

O procedimento

A cirurgia ortognatia corrige a posição inadequada dos maxilares através de cortes nos ossos. Depois, eles são reposicionados com mini placas e mini parafusos de titânio. Com o procedimento, é possível colocar o maxilar em sua devida posição e melhorar a estética facial.

“O tratamento correto dessas deformidades consiste na instalação de um aparelho ortodôntico fixo, que faz parte do pré-operatório. Com o aparelho é possível alinhar os dentes antes do procedimento. O paciente é operado com o aparelho fixo, retirando-o após um período de seis a 12 meses de pós-operatório”, explica o Dr. Fernando.

Antes de realizar a cirurgia, é feito um planejamento virtual. Nessa fase, o procedimento é montado no computador e depois, todas as informações são levadas ao centro cirúrgico.

Como saber se preciso da cirurgia?

Existem alguns casos que são identificados e encaminhados à cirurgia, como queixo muito grande ou para frente, queixo muito pequeno ou para trás, aparecimento excessivo da gengiva ao sorrir, não conseguir fechar os lábios sem forçar, dentes que não encaixam durante a mordida, ronco excessivo, noites mal dormidas e sonolência excessiva durante o dia, não conseguir mastigar adequadamente, dores nas articulações e mandíbula ou insatisfação com a harmonia e estética facial.

Alguns casos específicos como agressões físicas, acidentes automobilísticos, quedas e outros, também podem ser encaixados na cirurgia.

Recuperação

A recuperação da cirurgia ortognática geralmente é indolor. Porém, é recomendado que o paciente fique fora de suas atividades e trabalho por pelo menos 15 dias.

“Na primeira semana de pós-operatório, o paciente irá se alimentar só de líquidos, e, depois, gradativamente vai iniciar com os alimentos pastosos. Já os alimentos mais duros e atividades físicas são liberados aos poucos. O paciente no pós operatório será avaliado constantemente, mas, geralmente, o retorno à alimentação normal acontece com 45 dias”, explica o cirurgião dentista.

saiba como melhorar a harmonia do rosto evitar roncos e problemas com mastigacao 1Dr. Fernando Zahorcsak, cirurgião Buco-maxilo-facial.

Quem quiser saber mais sobre o assunto ou marcar uma consulta para conhecer o procedimento e entender se é indicado para você, o Dr. Fernando Zahorcsak atende na Rua Professora Raquel Carderelli, 117, no Anhangabaú, telefone (11) 4521-5680 e (11) 94212-4650 (vivo).

Recomendados para você