Dengue em Jundiaí: população deve ficar atenta aos quintais

Dengue em Jundiaí: população deve ficar atenta aos quintais

Nesta segunda-feira (6), os técnicos da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) e os agentes comunitários de saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS) Rio Acima realizam ação de combate à dengue no bairro, que registra casos suspeitos.

Durante o período da manhã, os agentes identificaram nos quintais de casas e chácaras, criadouros dos mosquitos Aedes aegypti, transmissor da dengue e das demais arboviroses.

O trabalho de orientação, investigação e busca ativa de sintomáticos permanece até o final do dia.

De acordo com a biomédica da UVZ, Ana Lúcia de Castro, os grandes vilões no combate às arboviroses são os materiais inservíveis que ficam nos quintais das residências e chácaras.

“As pessoas acabam deixando potes plásticos, garrafas descartáveis, pneu, lona ou outro recipiente, que poderiam ser descartados no lixo ou reciclados, no ambiente, acumulando água. Na região do Rio Acima por conta das residências serem chácaras, existem criadouros como bebedouros para animais. Esses espaços devem ser limpos constantemente para evitar a proliferação dos mosquitos”, alerta.

A agente comunitária Leila Pinheiro localizou larvas e pupas em um bebedouro para gado.

“O proprietário deve lavar o bebedouro, pelo menos, a cada dois dias com bucha e sabão para evitar as larvas do mosquito. São ações que precisam ser tomadas para o bem comum de toda a população”, orienta.

Dengue em Jundiaí

De janeiro até o dia 3 de maio, Jundiaí já teve 1138 casos de dengues confirmados. Outros 350 aguardam resultado. O bairro São Camilo é o que mais teve concentração de casos: 293 casos. O boletim com dados epidemiológicos é atualizado semanalmente.

 

Recomendados para você