Cuidados com os óculos podem evitar dores de cabeça

Cuidados com os óculos podem evitar dores de cabeça

As vezes por preguiça ou falta de tempo, deixamos de limpar os óculos com os cuidados que realmente devemos ter com as lentes. Quem nunca usou o tecido da camiseta ou um guardanapo de papel para limpar os óculos na correria? Mas a fibra dos tecidos pode agredir a lente e o resultado talvez não seja perceptível a olho nu, porém os estragos podem prejudicar as lentes a ponto de interferir na visão.

De acordo com especialistas, o ideal é usar tecidos de microfibra, água fria e sabão neutro ou detergente. Outro vilão das lentes é o álcool, que pode tirar toda a proteção e tratamento das lentes além de desgastar mais rápido. A água quente do chuveiro e a gordura do sabonete também podem danificar o tratamento das lentes. Existem alguns produtos que são vendidos em óticas e são específicos para a limpeza das lentes, e o indicado é fazer a limpeza de óculos todos os dias, com agua e sabão e deixar secar naturalmente.

O resultado de usar óculos sujos, embaçados ou riscados podem ser cansaço visual, dor de cabeça e vermelhidão nos olhos. 

Catarata

A catarata é a principal causa de cegueira no mundo e totalmente reversível nos adultos. Os olhos envelhecem e o primeiro sinal é a vista cansada. A catarata é a continuação desse processo. Os principais sintomas são: visão embaçada, necessidade de mais luz para enxergar e difícil leitura.

A catarata senil surge nos adultos. Pode ser causada pelo envelhecimento, mas também por uso de medicamentos como corticóides, cigarro, doenças metabólicas (diabetes, hipertireoidismo, doenças renais, trauma, radiações e doenças oculares.

Já a congênita surge em crianças. São causadas por problemas durante a gestação, através de infecções intrauterinas ou genéticas. Assim que descoberta a catarata, a criança deve ser operada para não ficar com sequelas. O teste do olhinho faz o diagnóstico precoce.

Recomendados para você